25 Abril, 40 Anos, 40 Depoimentos, hoje com António José Seguro

Hoje publicamos o último testemunho da série “25 Abril, 40 Anos, 40 Depoimentos” que nos trouxe desde dia 5 até aqui. Amanhã será tempo de balanço do que foi, do que pretendíamos do impacto que causou, das reações que aconteceram, das promessas não cumpridas e das respostas não dadas. Encerramos o conjunto de depoimentos com o testemunho daquele que era um jovem de 12 anos, há quarenta anos atrás e que é hoje um político reconhecido, respeitado, deputado na Assembleia da República e Secretário Geral do Partido Socialista e que se prepara para em 2015, pedir aos portugueses que lhe confiram a necessária confiança para conduzir o País no caminho da mudança. Falamos de António José Seguro, nascido em Penamacor e que tão amavelmente aceitou o convite endereçado pelo Jornal de Oleiros.

Onde se encontrava no dia 25 de Abril de 1974?

 

Em Penamacor, minha terra Natal. Tinha 12 anos e estudava no ciclo preparatório. Os professores não deram aulas nesse dia. Toda a gente estava de ouvido colado à telefonia.

O que representa para si, passados 40 anos, o 25 de Abril?

A liberdade. A garantia do regime democrático. A oportunidade de concretizar sonhos individuais e a construção de um Portugal mais justo e próspero. Lamentavelmente, vivemos tempos contrários. Fruto da política do Governo, o nosso país está mais pobre e mais desigual. Os idosos vivem na incerteza do dia presente e os mais jovens adiam sonhos. Muitos portugueses foram obrigados a emigrar. Desde os anos 60 que o nosso país não conhecia uma vaga de emigração.

Mas Abril ensinou-nos que “tudo é possível” quando se quer e quando se luta. É esta a esperança que nos anima.


 

 

Esta entrada foi publicada em Política. ligação permanente.