Universidade Sénior de Oleiros abre inscrições para novo ano lectivo

Universidade Sénior abre inscrições para novo ano lectivo

Universidade Sénior abre inscrições para novo ano letivo

O período para inscrição no 1.º semestre do ano letivo 2021-22 da Universidade Sénior de Oleiros arranca na próxima segunda-feira (dia 27 de setembro) e prolonga-se até ao dia 13 de outubro.
As inscrições são gratuitas e destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 55 anos.
Os interessados em participar devem dirigir-se ao R/C do antigo Posto de Turismo, onde poderão informar-se sobre horários, formadores e outros assuntos.

Neste primeiro semestre estão disponíveis as disciplinas de: Educação Física; Saúde e Qualidade de Vida; Informática e Música (Estreito, Orvalho e Oleiros), as quais irão funcionar mediante o número de inscritos e a limitação dos espaços onde decorrem, sempre de acordo com as normas da DGS.
O semestre irá arrancar como é habitual, com uma aula de inauguração onde estarão todos os formandos, formadores e equipa técnica, a decorrer no próximo dia 18 de outubro pelas 18 horas na Casa da Cultura de Oleiros.
Haverá interrupção para férias de Natal entre o dia 18 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022 e o encerramento do semestre está previsto para 11 de fevereiro de 2022.
* Fonte, site da Câmara Municipal de Oleiros
Publicado em Oleiros | Tags , , | Deixe o seu comentário

Universidade Sénior de Proença regressa à atividade em outubro

Universidade Sénior regressa à atividade em outubro

A Universidade Sénior de Proença-a-Nova volta ao seu normal funcionamento já no mês de outubro, com novidades nas disciplinas presentes na lista de opções para os alunos. As inscrições continuam abertas durante este período, junto da Casa das Associações de Proença-a-Nova e também na Junta de Freguesia de Sobreira Formosa.

Entre as 16 disciplinas à escolha, destaque para a inclusão das Atividades de Lazer e para os regressos da Escrita Criativa, Música e ainda História de Proença-a-Nova (Anos 40 e 50); A inscrição na universidade tem um custo de 5,20€, independentemente do número ou tipo de unidades curriculares escolhidas

Depois de ter sido suspensa no início da pandemia da Covid-19 em Portugal, a Universidade Sénior volta a abrir, mantendo os dois polos, separando os alunos em duas turmas distintas: Proença-a-Nova e Sobreira Formosa.

Dia 1 de outubro celebra-se o Dia Internacional do Idoso, como oficialmente declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A criação deste dia tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Proença-a-Nova preparou um mês recheado de surpresas. Além da abertura da Universidade Sénior, será possível acompanhar o espetáculo de teatro “Velhos são os trapos” do grupo artístico AtrapalhArte, a realizar-se dia 27 de outubro, pelas 14h30, no Auditório Municipal.

O espetáculo é destinado ao público em geral e será transmitido em todos os IPSS (Institutos Particulares de Solidariedade Social), como lares ou centros de dia.

 

Publicado em Proença-a-Nova | Tags , | Deixe o seu comentário

Património histórico de Álvaro integra rota de visitas guiadas e encenadas

Património histórico de Álvaro integra rota de visitas guiadas e encenadas

Património histórico de Álvaro integra rota de visitas guiadas e encenadas

No passado sábado, dia 18 de setembro, a Aldeia do Xisto de Álvaro foi palco da segunda visita guiada e encenada promovida pelo Município de Oleiros, no âmbito de uma rota inserida no projeto Beira Baixa Cultural 2.0.
Numa manhã bastante rica em histórias e memórias que vieram valorizar o património local, a iniciativa foi ainda brindada com a estreia do Grupo de Cantadeiras de Álvaro que fez as delícias dos presentes.
Tendo como guia local Raquel Freire, que cativou e transmitiu toda a emoção da sua terra natal, o grupo partiu à descoberta das tradições de tão mui nobre villa. A capela de S. Gens, a importância histórica de Álvaro, a influência socioeconómica da Casa Mendonça, a padaria do Sr. Carlos Martins onde se produzia o saudoso pão de Álvaro, a barbearia do Sr. Gaspar, a Casa das Bordadeiras Benedita e Isabel, o antigo posto dos CTT, o barqueiro d´Álvaro (Sr. António Correia), o sapateiro (Sr. João Santos), a carismática mercearia da D. Manuela e a degustação das típicas filhós de forma, o alfaiate (Sr. Carlos Pires), o ferreiro (Sr. José Barata), a Igreja da Misericórdia, o Caminho de Santiago e a Casa dos Hospitalários, a Marcha de Álvaro, a tradição piscícola do Zêzere descrita pelo pescador desportivo Manuel Freire, foram apenas alguns dos ativos histórico-culturais retratados.

Ao longo do percurso, o grupo de teatro Váatão recriou várias situações, onde se incluiu ainda um cântico celestial na Igreja Matriz de Álvaro, dedicada a Santiago Maior. Os Jograis do Paço, a Tia Ana Moleira, o Carteiro Enamorado, o Cavaleiro Hospitalário ou o Guardião das Águas, foram algumas das encenações contempladas.

A visita ficou valorizada pelos testemunhos na primeira pessoa e pela partilha das histórias de vida pelos presentes, numa importante recolha no terreno efetuada pelas técnicas da Cultura e Turismo do Município.

A ação terminou de forma animada, com a visita ao Atelier do Xisto à Cortiça, de Teresa e José Nunes, onde os participantes puderam apreciar as originais peças de artesanato feitas com recursos endógenos, como os afamados tropeços de cortiça.
Na ocasião houve ainda lugar para uma agradável degustação de licores tradicionais, tendo o Vale da Ribeira de Alvélos e o casario de Álvaro como pano de fundo. No final, os participantes puderam também visitar o cosmopolita Mercado do Xisto que decorria junto ao rio Zêzere, na praia fluvial de Álvaro.

Recorde-se que a Rota de Visitas Guiadas e Encenadas se insere no projeto Beira Baixa Cultural 2.0, sendo cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.
A iniciativa regressa a 9 de outubro, numa visita à aldeia de Sarnadas de S. Simão.
Os interessados podem já proceder à sua inscrição na Casa da Cultura de Oleiros, através do 272 680 230 ou presencialmente, até ao dia 1 de outubro.
De relembrar que a atividade, tal como a anterior, decorre de acordo com as normas emitidas pela DGS e com limite de participações. A sua realização poderá ser reavaliada se a atual situação pandémica se alterar.
* Fonte: Site da Câmara Municipal de Oleiros
Publicado em Destaques, Oleiros | Tags , , | Deixe o seu comentário

Exposição Arkádia na Galeria Municipal de Proença até 11 de novembro

Exposição Arkádia na Galeria Municipal até 11 de novembro

Arkádia, exposição de pintura da autora Silvia Vale, foi apresentada no último sábado, dia 18 de setembro, na galeria municipal, onde vai permanecer até dia 11 de novembro.

A autora explicou o porquê do nome Arkádia e detalhou de forma pormenorizada algumas das obras expostas. Muitos podem questionar o porquê do nome Arkádia, de onde surgiu. Podia falar durante horas sobre o tema, mas muito resumidamente Arkádia era uma zona da Grécia Antiga, aprazível e agradável para se viver.

Os poetas da altura tomaram o nome para denominar o país ideal, o território de eleição, de gente boa, que não conhecia o sofrimento e que vivia em comunidade com a natureza, que vivia em felicidade, alegria e sintonia”.

Contextualizando as obras, os temas que a inspiram e o modo como as elabora, Silvia Vale descreve ainda: “é uma lenda, claro, pois não existe tal terra, mas que ainda assim serviu de inspiração a muitos artistas. É um país imaginário, uma utopia, onde não há aflições. Vivemos constantemente nesta dualidade entre o bem e o mal, na Arkádia isso não acontecia, pois ela apenas existia na cabeça de cada um, é o símbolo mais puro do carpe diem. Esta é a minha Arkádia, a minha terra de eleição, a minha imaginação, os momentos em que fabrico a minha alegria e procuro a minha felicidade, fazendo estes trabalhos. Existe uma Arkádia se nós a quisermos criar, não se impõe a ninguém, mas só nós sabemos o que é a nossa felicidade, depende e varia de pessoa para pessoa. A minha, é um mundo construído entre aquilo que faço de forma solitária, porque a arte é solitária, e as pessoas que amo”, frisa.

São vinte as pinturas que pode encontrar na Galeria Municipal, onde a artista utiliza e explora técnicas mistas, como a decoupage, pintura a óleo, aplicação de folha dourada, são muitas as texturas que ajudam a compor cada tela e criam uma vibração muito caraterística nas obras de Silvia Vale.

 

Publicado em Destaques, Proença-a-Nova | Tags , , , , | Deixe o seu comentário

Leitura presencial de jornais regressa à biblioteca municipal de Proença

Leitura presencial de jornais regressa à biblioteca municipal

A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova volta a ter jornais e periódicos impressos disponíveis para leitura, depois de ter sido suspendida a exposição destes artigos no período mais intenso da pandemia. A plataforma online PressReader, utilizada como alternativa durante estes últimos meses, continuará a funcionar nos mesmos moldes, continuando disponível para quem pretender fazer a subscrição deste serviço.

Todas as atividades já regressaram, entre elas: as sessões de cinema todas as sextas-feiras; o festival do teatro no segundo sábado de cada mês; a hora do conto; os ateliers “O cantinho das Artes” e “Letras com Café”; a exposição: “Viagem no Tempo”; os empréstimos de monografias, a utilização livre de computadores, e as “quintas com chá” no polo da Sobreira.

Entre estados de emergência e confinamentos obrigatórios, a Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova teve de se adaptar e reinventar em vários aspetos, dada a situação pandémica.

A entrega domiciliária de livros foi uma delas, permitindo que estes pudessem chegar a casa das pessoas, sem que estas se tivessem de deslocar. Neste momento a maior parte das atividades decorre já dentro daquilo que era o habitual, num regresso cada vez mais ao normal funcionamento da Biblioteca, ainda que com as restrições do uso de máscara, desinfeção das mãos e limite de número de pessoas por mesa.

Se quiser ter acesso à requisição domiciliária de livros, os utilizadores devem aderir gratuitamente ao cartão de leitor, podendo requisitar até o máximo de dois livros por um período de 15 dias. A não devolução no prazo implica o pagamento de uma taxa por cada dois dias de atraso e por cada livro.

Para mais informações pode consultar o facebook da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.

Nota da Redacção: O Jornal de Oleiros é um dos jornais que pode ser lido nas Bibliotecas de Proença-a-Nova

 

Publicado em Destaques, Proença-a-Nova | Tags , , , | Deixe o seu comentário

Implementação de Observatório de Turismo no Centro avança com o apoio da CIMBB

Implementação de Observatório de Turismo

no Centro avança com o apoio da CIMBB

No âmbito do projeto de implementação do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, iniciado em 2017 e que teve um interregno em algumas vertentes, a Entidade Reguladora Turismo Centro de Portugal está, neste momento, a desenvolver um projeto-piloto em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), no sentido de testar o sistema até final do ano nesta sub-região e, a partir de 2022, alargá-lo a todos os municípios do Centro de Portugal.

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal tem como missão a monitorização da atividade turística da Região Centro com base em indicadores de gestão adequados, enquanto fator de competitividade e sustentabilidade do destino nas suas várias vertentes: económica, sociocultural e ambiental.

Através deste projeto articulado com a CIMBB procura-se a otimização do processo de obtenção de dados no setor do turismo, mediante uma abordagem colaborativa de trabalho em rede, através de uma metodologia credível, eficiente e idónea que permitirá a disponibilização em tempo útil, a todos os interessados, de relatórios periódicos com informação de valor, aportando evidentes benefícios para a todos os atores do turismo, quer a nível local quer regional.

O conhecimento das complexas realidades do turismo é fundamental no planeamento e na gestão dos destinos turísticos. Cada vez mais se faz sentir a necessidade de monitorização da atividade turística, baseada em indicadores fiáveis e abrangentes, através da auscultação regular de todos os atores (turistas/visitantes, empresas, comunidade residente e autarquias), de modo a suprimir a escassez de informação existente. Por isso, a implementação de um Observatório do Turismo constituirá uma importante ferramenta de apoio à gestão dos destinos.

A implementação de um sistema de monitorização adequado, baseado em indicadores de gestão apropriados, dotará a Beira Baixa e futuramente toda a região Centro de Portugal, de um instrumento de gestão valiosíssimo, permitindo conhecer, em tempo real, a evolução da atividade turística em toda a região, bem como a performance efetiva dos vários subsetores do turismo em cada concelho.

 

Publicado em Turismo | Tags , , , | Deixe o seu comentário

Prorrogação do prazo de elaboração da revisão do PDM de Oleiros até 15 de Março de 2023

Prorrogação do prazo de elaboração da revisão do PDM de Oleiros até 15 de Março de 2023

Prorrogação do prazo de elaboração da revisão do PDM de Oleiros

Na sequência da deliberação da Câmara Municipal de Oleiros, ocorrida na reunião do passado dia 10 de setembro, informa-se que o executivo municipal de Oleiros aprovou, por unanimidade, prorrogar o prazo de revisão do PDM de Oleiros até ao dia 15 de março de 2023.

A determinação desta data teve em linha de conta o n.º 6, do artigo 76.º, do Novo Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (NRJIGT), constante do Decreto-Lei n.º 80/2015, de 14 de maio, pelo que a referida prorrogação deverá ocorrer por um período máximo igual ao previamente estabelecido, 15 (quinze) meses, a contar da data de conclusão prevista, tendo em consideração os dispositivos legais motivados pela situação pandémica, os quais vieram também alargar o prazo de conclusão deste processo.

Deste modo, informam-se os eventuais interessados podem continuar a apresentar sugestões e/ou reclamações.

Do mesmo modo, para quem tenha já enviado as suas pretensões, para os mais variados efeitos, dá-se nota que as mesmas estão a ser analisadas pelas entidades competentes, as quais são externas ao Município, sendo os requerentes oportunamente notificados.

  • Fonte: Site da Câmara Municipal de Oleiros.

 

Publicado em Autarquias e Poder Local, Oleiros | Tags , | Deixe o seu comentário

Campanha Autárquica no Distrito de Castelo Branco

Campanha decorre frenética em todo o Distrito de Castelo Branco

  • Principais notas nacionais abaixo

A generalidade dos protagonistas admite que a abstenção vai baixar em todo o Distrito.

Em Oleiros, Fernando Jorge (PSD) ou António Jorge Antunes (Mais Oleiros) estão convictos da vitória. Ambos tem vindo a intensificar as suas campanhas fortemente mobilizando os eleitores abstencionistas onde pode pode estar o segredo da vitória final. A terceira candidatura, a da CDU de Luís Dias não exibe qualquer expectativa.

Fernando Jorge, PSD

António Jorge Antunes, Mais Oleiros

 

 

 

 

 

O aparecimento por exemplo do SEMPRE de Luís Correia em Castelo Branco pode baralhar as contas e o mesmo pode acontecer em Oleiros com o Mais Oleiros.

Leopoldo Rodrigues do PS

João Belém do PSD

Luís Correia do SEMPRE

 

 

 

 

 

Já em Idanha-a-Nova, embora o MPT esteja fortemente activo, é credível que Armindo Jacinto mantenha a maioria absoluta, tal como em Vila Velha de Ródão com Luís Pereira.

Armindo Jacinto

Luís Pereira

 

 

 

 

 

Em Proença-a-Nova onde o desenvolvimento incrementado por João Lobo é notório, não existem dúvidas na renovação de mandato.

João Lobo, PS

 

 

 

 

 

Já a Sertã pode vir a mudar também e as candidaturas do PSD e PS exibem a mesma convicção. Vão ganhar.

Substituir José Farinha Nunes não é tarefa fácil. O actual Presidente não se recandidata por limitação de mandatos exercidos.

 

No Fundão, Paulo Fernandes deve renovar o mandato, tal como Vítor Pereira na Covilhã.

 

 

 

Penamacor com António Luís Beites e Vila de Rei com Ricardo Aires ou Belmonte com António Pinto Dias Rocha parecem bastiões seguros. 

 

 

Ouvidos alguns protagonistas, todos exibem a certeza na vitória.

A principal preocupação de todos centra-se na fixação de pessoas e captação de investimento para criação de emprego.

Problema sério sentem todos na criação de listas para as freguesias, dia a dia mais difícil organizar uma lista capacitada por ausência de pessoas para as integrar.

Começa a fazer sentido centrar esforços em freguesias com capacidade maior e atractividade adequada em detrimento de outras, decididamente em final de ciclo de vida. Salvar todas pode ser utópico, tal como já hoje não faz sentido manter lugares com 2, 3 ou 4 pessoas, sendo preferível organizar a sua transferência para locais mais centrais, inclusive por razões de segurança. São muitos os problemas que os eleitos vão enfrentar depois de 26 de Setembro.

Será assim uma noite de 26 de Setembro muito animada.

O nosso jornal publicará em 27/9 capa com todos os presidentes eleitos.

  • Principais notas nacionais abaixo
  • Urnas encerram 1 hora mais tarde, este ano às 20H00;
  • 308 câmaras e 3 092 freguesias em disputa
  • PS detém 161 Câmaras e o PSD 98
  • Capitais de distrito, 8 para o PS, 8 para o PSD, 2 para a CDU e 2 para Independentes
  • 15 900 mesas de voto, mais 35% do que em 2017 onde existiram 11 740
  • Abstenção em 2017 foi de 45,03%

PF

Publicado em Autarquias e Poder Local, Castelo Branco, Oleiros, Opinião | Tags , , , , , , , | Deixe o seu comentário

Câmara de Idanha-a-Nova e ULSCB protocolam carrinhas e médicos de família

Câmara de Idanha-a-Nova e ULSCB protocolam carrinhas e médicos de família

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) protocolaram, no dia 9 de setembro, o reforço dos serviços médicos e de enfermagem da Unidade Móvel de Saúde e a colocação de Médicos de Família nas extensões e sub-extensões de saúde do concelho.

O acordo foi assinado entre Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, e José Nunes, presidente do Conselho de Administração da ULSCB, e consiste numa adenda ao protocolo em curso entre as duas entidades.

Os profissionais de saúde vinculados à ULSCB e a exercer atividade na Unidade Móvel de Saúde “poderão usar as plataformas informáticas e digitais em uso no Serviço Nacional de Saúde e na ULSCB, para procederem à prescrição de medicamentos e exames aos utentes”.

Por outro lado, o protocolo dá suporte à realização de consultas de médicos de família, deixando claro que “é missão e obrigação da ULSCB prestar cuidados de saúde às populações das extensões e sub-extensões de saúde sitas no concelho de Idanha-a-Nova”.

No acordo lê-se ainda que “a intervenção da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova (…) é e será sempre entendida como um apoio de colaboração e parceria estratégica com a ULSCB, não podendo nunca ser entendida como intervenção substitutiva da missão e obrigação da ULSCB”.

Publicado em Idanha-a-Nova | Tags , | Deixe o seu comentário

Município e CLDS 4G de Vila Velha de Ródão criam Guia de Receção e Gabinete de Apoio à Família no arranque do ano letivo

Município e CLDS 4G criam Guia de Receção e Gabinete de Apoio à Família no arranque do ano letivo

O arranque do novo ano letivo 2021/2022 no Agrupamento de Escolas de Escolas de Vila Velha de Ródão teve lugar na sexta-feira, 17 de setembro, momento que ficou marcado pela oferta do “Guia de Receção aos Alunos e Famílias do Pré-Escolar” e pela criação de um Gabinete de Apoio à Família, duas iniciativas promovidas pelo CLDS 4G de Vila Velha de Ródão, um programa cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, e pelo Município de Vila Velha de Ródão, em parceria com o Agrupamento de Escolas.

O guia contou com o contributo dos assistentes e técnicos especializados que trabalham no Jardim de Infância e pretende fornecer aos pais e encarregados de educação toda a informação disponível acerca do funcionamento deste estabelecimento de ensino e deixar algumas sugestões que possam contribuir para o sucesso deste ano letivo e para a integração das crianças no início do seu percurso escolar.

Para além dos horários dos transportes para o Jardim de Infância das crianças residentes no concelho, assegurados pelo Município de Vila Velha de Ródão, o documento apresenta também os horários e atividades disponibilizadas através da oferta da Componente de Apoio à Família, que garante o acompanhamento dos alunos do Jardim de Infância antes e/ou depois da componente letiva (das 7h45 às 9h00 e das 15h30 às 18h30), e deixa alguns conselhos úteis.

De forma a disponibilizar acompanhamento ao longo do ano letivo, foi também criado o Gabinete de Apoio à Família do CLDS 4G de Vila Velha de Ródão – “Família com Futuro”, que visa criar uma resposta especializada e direcionada para as problemáticas socioeducativas dos alunos e das famílias, através da prevenção de situações de risco, do estabelecimento de estratégias de intervenção de combate à exclusão social dos alunos e famílias e da promoção da participação ativa das famílias na vida escolar dos seus educandos.

O Gabinete de Apoio à Família do CLDS 4G irá funcionar nas segundas-feiras, de quinze em quinze dias, entre as 14h00 e as 17h30, nas instalações do CLDS 4G de Vila Velha de Ródão, sendo garantida a confidencialidade às famílias com vista a um apoio mais abrangente e individualizado.

 

Publicado em Vila Velha de Ródão | Tags , , , , , | 2 Comentários