Idanha recebe encontro sobre cidades medievais

24 a 26 de novembro

Idanha recebe encontro sobre cidades medievais

Estão abertas as inscrições para o encontro internacional “Early Medieval Cities 2022”, que irá decorrer em Idanha-a-Nova de 24 a 26 de novembro de 2022.

Os “Early Medieval Cities Meetings” (EMCITY) são organizados pelo Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com várias instituições, e destinam-se a ser um ponto de encontro para especialistas interessados no estudo das cidades altomedievais da Península Ibérica.

Os encontros EMCITY visam promover um diálogo interdisciplinar e uma divulgação atempada e produtiva do trabalho de investigação em curso, realizado a nível nacional e internacional.

Este primeiro encontro será no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, que acolherá palestras e debates. O programa inclui também uma visita à aldeia histórica de Idanha-a-Velha, na companhia da equipa do projeto de investigação IGAEDIS.

O evento terá a seguinte temática: “New approaches to Early Medieval Cities in the West of the Iberian Peninsula” e será dedicado a novas abordagens dos contextos urbanos altomedievais realizados por equipas multidisciplinares de áreas como arqueologia, história, antropologia, paleobotânica, bioarqueologia, geoarqueologia, entre outras.

Este é um plano de trabalho que conta com a colaboração da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20).

Cada edição dos EMCITY será realizada em pequenas/médias cidades selecionadas onde estão em curso projetos sobre arqueologia da Alta Idade Média, procurando a descentralização dos encontros científicos e o envolvimento com as comunidades locais e a sua história e património.

Site do evento: https://emcity.jimdosite.com/

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova com as tags , , , . ligação permanente.