Exposição «Quase Eterno» mostra ‘livros de artista’ de Agostinho Santos na Sertã

Exposição «Quase Eterno» mostra ‘livros de artista’ de Agostinho Santos na Sertã

Agostinho Santos inaugurou, no passado dia 7 de outubro, a sua exposição «Quase Eterno», na Sertã.

Esta mostra, a primeira dedicada exclusivamente aos ‘livros de artista’ originais deste conceituado jornalista, pintor e curador, estará patente durante os meses de outubro e novembro em cinco espaços: Casa da Cultura, Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, Capela do Convento da Sertã Hotel, Paços do Concelho e Salão Nobre do Clube da Sertã.

Durante a cerimónia de inauguração, que decorreu na Casa da Cultura, Carlos Miranda disse que a “Sertã tem de afirmar-se como território de cultura e por isso temos de ter os melhores connosco”. O presidente da Câmara Municipal da Sertã congratulou-se com o facto de Agostinho Santos ter escolhido o concelho “para a sua primeira exposição de ‘livros de artista’”, fazendo votos para que “esta seja o início de uma relação duradoura entre o município da Sertã e Agostinho Santos”.

Por seu lado, Agostinho Santos, que conhecia a Sertã através da Maratona de Leitura, afirmou que este concelho é “um exemplo pela sua ligação à cultura e pelo investimento que atualmente lhe destina. Daí que faça todo o sentido ser na Sertã a minha primeira exposição de ‘livros de artista’”. Agostinho Santos, que admitiu “não gostar muito de falar” acerca da sua obra, explicou que privilegia, nos seus trabalhos, os temas ligados às questões sociais e ambientais. “O artista deve ter um papel fundamental na melhoria da sociedade. Cada um deve trabalhar para esse fim usando os dons que tem”, acrescentou.

A curadora da exposição Ana Sofia Marçal destacou os pontos fortes desta exposição e frisou que a obra de Agostinho Santos “convida-nos a olhar mais do que uma vez para os seus trabalhos. É preciso mergulhar nas obras para perceber a sua mensagem”. Após esta cerimónia, o público presente visitou os outros quatros locais, onde decorre esta exposição, que tem entrada livre e termina no dia 30 de novembro. Refira-se que para o dia 13 de outubro, pelas 18h30, está agendado o lançamento do livro alusivo à exposição no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Sertã.

Neste momento, Agostinho Santos protagoniza uma residência artística na Sertã, mais precisamente no antigo quartel dos Bombeiros Voluntários, junto à capela de Santo Amaro. Neste local, o artista instalou o seu atelier para trabalhar na criação de várias obras, que serão futuramente expostas neste concelho.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Sertã. ligação permanente.