Passeio de motos
Sem Rotas na Raia na Rota dos Castelos de Duarte de Armas
Sem Rotas na Raia, organização motociclista de habitantes, trabalhadores e amigos do concelho de Idanha-a-Nova, organizou no dia 26 de novembro a Rota dos Castelos, baseada na Obra “O Livro das Fortalezas” de Duarte de Armas, edição da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Foi um passeio cultural a que se juntou um grande grupo de novos e fantásticos interessados nas dinâmicas propostas.
A organização elaborou um circuito com vista a proporcionar aos seus elementos uma experiência de condução pelo belíssimo património histórico e natural da Beira Baixa, do Alto Alentejo e da Extremadura Espanhola, com as suas longas retas.
Esta rota foi delineada de forma a passar pelo Cais de Vila Velha de Rodão, pela Porta da Vila de Nisa, por Castelo de Vide, Ermida de Nossa Senhora da Penha, Castelo de Marvão e com um desvio pela cidade romana de Ammaia e ponte romana de Alcântara.
No início do passeio, os participantes tiveram direito a uma explicação sobre o projeto da Rota dos Castelos de Duarte de Armas e também sobre as regras de condução e segurança em viagem com motos.
Os participantes tiveram ainda direito a um brinde oferecido pelo Município de Idanha-a-Nova, um pequeno adufe e uma marafona para recordar o passeio cultural. A organização agradece o apoio da autarquia.
Este passeio decorreu da melhor forma, tendo os participantes colaborado nas duas fantásticas refeições que se propiciaram.
A organização Sem Rotas na Raia elabora vários passeios com vista à promoção do património natural, cultural, histórico e religioso da raia portuguesa.
Nas suas viagens são sempre visitados estabelecimentos comerciais ou empresas que colaboram com as dinâmicas do grupo, o que não aconteceu desta vez. No entanto, ficou o desafio de serem visitados em breve o empreendimento turístico Casas da Villa na bela aldeia histórica de Monsanto e o Desportivo Bar em Castelo Branco, para provar as suas iguarias.
O próximo passeio será apresentado em breve.