Cultura
Idanha, Cidade Criativa da UNESCO na Música, recebeu delegações de seis países
Idanha, Cidade Criativa da Música da UNESCO, recebeu uma comitiva de 37 comissários de sete delegações provenientes de seis países europeus, que integram o projeto “Espaços Culturais da UNESCO”, financiado pelo Erasmus+.
A iniciativa decorreu de 20 a 23 de abril e consistiu em cinco dias de intensa partilha, aprendizagem e intercâmbio de ideias em torno de um traço comum a todos: o conhecimento, salvaguarda e valorização do património cultural imaterial na contemporaneidade.
A comitiva foi composta por profissionais da área da cultura, entre os quais músicos, etnomusicólogos, representantes institucionais e agentes de desenvolvimento, entre outros profissionais, que através de um conjunto de atividades tiveram a oportunidade de conhecer in loco o trabalho desenvolvido no concelho de Idanha-a-Nova e de participar, em primeira mão, em algumas das festividades de referência da identidade e cultura locais, como é o caso da Romaria da Sra. do Almurtão e o Bodo de Monfortinho, este último inscrito no inventário nacional do Património Cultural Imaterial.
Música tradicional, costumes e tradições, instrumentário local, património, educação e gastronomia foram temáticas aprofundadas em dinâmicas que envolveram a comunidade local e os participantes na visita.
Entre os países e organizações participantes no projeto constam: Letónia (Fundação Centro de Cultura Étnica Suiti – parceiro líder no projeto); Estónia (Fundação do Espaço Cultural Kihnu e ONG Setomaa Turismo); República da Macedónia do Norte (Comité Nacional ICTM da Macedónia); Geórgia (Centro de Artes e Cultura da Geórgia); Itália (Universidade dos Estudos de Cagliari); Croácia (Universidade Aberta de Otocac); e Portugal (Município de Idanha-a-Nova).
Estes parceiros, representando diferentes valores culturais reconhecidos pela UNESCO, criaram assim um consórcio, para reunir esforços e partilhar experiências de vários países, no sentido de fornecer uma melhor compreensão sobre os melhores métodos de canalizar o conhecimento para aqueles que dele precisam: os praticantes de tradições abrangidas pela UNESCO.