Um parque natural no concelho da Sertã?

Um parque natural no concelho da Sertã?
Uma ideia que, não sendo nova, pretendemos, com a sua ajuda, dar um novo impulso.
. 30 de abril, às 09H00 arranca a primeira iniciativa

O MAE, um movimento ecologista da zona do pinhal, vai realizar uma série de passeios interpretativos, que terão lugar na Serra do Picoto Rainho, e serão coordenados por quatro especialistas (em geologia, aves, fauna/flora e hidrologia).  A realização dos passeios visa a criação de conteúdos iniciais e a envolvência da população na futura criação de um Parque Natural, de âmbito local ou regional, nesta serra.

Além da sua biodiversidade, as inúmeras nascentes que nela encontramos atribuem a esta serra uma dimensão hidrológica de enorme relevo. Acreditamos que, em virtude das suas características peculiares e dimensão geográfica, a Serra do Picoto Rainho é um local que merece a nossa atenção, proteção e valorização.

O MAE (Movimento de Acção Ecológica) irá levar a este local quatro especialistas e solicitar-lhes, posteriormente, um pequeno Relatório sobre as caraterísticas da Serra. Tendo ocorrido as quatro deslocações, programamos, no início de 2024, realizar uma sessão pública destinada a expor e debater as conclusões tecidas. Com os resultados, pretende-se que as entidades competentes possam realizar as diligências necessárias no sentido da criação de uma área protegida.

O primeiro passeio tem lugar no dia 30 de abril, às 9:00 horas, e o ponto de encontro será na Junta de Freguesia do Troviscal. Debruçar-nos-emos sobre a geologia do local, com a Prof. Fabíola Cardoso.
A sua envolvência nestes eventos será importante para trazer notoriedade a esta ideia e contribuir para deixarmos um bom legado para as gerações futuras.
Recomendamos que se faça acompanhar de uma garrafa de água, snacks e um pequeno lanche para o final do passeio.

Esta série de eventos, que pretende envolver a população local, conta com o apoio da Junta de Freguesia do Troviscal e do Centro Social Recreativo e Cultural de Vale do Laço.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Sertã. ligação permanente.