DIREITO E ARTE LADO A LADO NO 4.º ENCONTRO DE JURISTAS PAMPILHOSENSES

DIREITO E ARTE LADO A LADO NO 4.º ENCONTRO DE JURISTAS PAMPILHOSENSES

Além da apresentação de cinco comunicações jurídicas, a 4.ª edição do “Encontro de Juristas de Pampilhosa da Serra” vai contar com a inauguração da exposição de pintura “Todos os domingos se parecem” no dia 6 de maio.

A exposição da autoria de Ana Maria Barata de Brito será composta por treze pinturas a acrílico sobre tela cartonada e sobre madeira, através das quais a pintora «pretende falar da Pampilhosa da Serra, terra onde radica a minha origem e a da minha família materna, através dos objetos que habitam o seu interior. Objetos que falam da minha terra, das suas gentes, de um passado comum que persiste na memória de muitos e que a representação plástica pretende eternizar, para lá da memória».

A inauguração da exposição de pintura terá lugar nos paços do concelho de Pampilhosa da Serra, pelas 14 horas, e ali ficará patente ao longo de um mês.

O evento insere-se no “4.º Encontro de Juristas de Pampilhosa da Serra”, organizado pela Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra, que decorrerá no referido dia 6 de maio no auditório da Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra.

Ao longo do encontro, serão apresentadas as comunicações

Juiz de Fajão, juiz de Direito? O jus dos contos de Fajão” (por António Brito Neves),

A violência não tem idade” (por Marta Vaz Ferreira e Carlos Preces Ferreira), “Aspetos relevantes da Execução para Entrega de Coisa Certa e da Execução para Prestação de Facto” (por Mónica Bastos Dias e Teresa Madail),

Reforma do Mapa Judiciário: 9 anos de proximidade” (por Cristina Simões Alves) e

A testemunha perante o juiz e o juiz perante a testemunha” (por Ana Brito).

As entradas para o encontro jurídico são gratuitas, mediante prévia inscrição e limitada à lotação do auditório, sendo que os pedidos de informação e de inscrição deverão ser dirigidos para o correio-electrónico da AJPS (geralajps@gmail.com).

noticia AJPS 2023-2 – cartaz Encontro (1)

TODOS OS DOMINGOS SE PARECEM

. Declarações da Autora

Todos os domingos se parecem” é um conjunto de treze pinturas a acrílico sobre tela cartonada e sobre madeira, que pretende falar da Pampilhosa da Serra, terra onde radica a minha origem e a da minha família materna.

Com esta série de pinturas procuro mostrar a Pampilhosa, mas não de modo mais imediatista ou tradicional. Faço-o sem sair de casa, da minha casa-de-família em Pampilhosa, através dos objectos que habitam o seu interior. Objectos que falam da minha terra, das suas gentes, de um passado comum que persiste na memória de muitos e que a representação plástica pretende eternizar, para lá da memória.

A denominação “Todos os domingos se parecemdeve-se à circunstância de se tratar de uma série de obras integralmente realizada aos domingos, durante os dois anos de pandemia, em que fui companhia da minha mãe, na sua casa da Parede. Todos os quadros foram pintados na sua presença, sob o seu olhar atento e a sua observação crítica.

A execução da série foi abruptamente interrompida pela morte da minha mãe, Maria Luísa Brito, em Agosto de 2022, e assim permanecerá. É hoje mostrada ao público pela primeira vez, numa homenagem à minha mãe e à terra de onde, afectivamente, nunca saiu.

noticia AJPS 2023-2 – cartaz Expo Pintura

Pampilhosa da Serra, 06 de Maio de 2023

Ana Maria Barata de Brito

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Educação. ligação permanente.