CCVFloresta acolhe 1º seminário do Plano de Valorização da Barragem do PEPA

CCVFloresta acolhe 1º seminário do Plano de Valorização da Barragem do PEPA

O Centro Ciência Viva da Floresta vai receber o 1º seminário do Plano de Valorização da Barragem do PEPA – Parque Empresarial de Proença-a-Nova – a dia 3 de março, sexta-feira, com hora de início marcada para as 20h00 e término por volta das 22h30.

Com a realização deste seminário a organização pretende, de forma mais eficaz, divulgar as ações em curso e previstas no âmbito da Valorização da Barragem do PEPA para a promoção da pesca recreativa, bem como estimular a colaboração entre os participantes, tendo em vista o sucesso do plano proposto. Espera-se ainda que este evento proporcione uma oportunidade para discussão de temáticas relacionadas com a gestão e promoção da pesca recreativa na região.

Na abertura do evento irão estar presentes a diretora da Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste, Susana Fernandes, e João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Haverá ainda espaço para as apresentações do tema “Espécies exóticas em Portugal – o caso da Perca Europeia”, por Filipe Ribeiro, do Projeto “Erradicação da Perca Europeia (perca fluviatilis) da Barragem do PEPA”, por Célia Cardoso, e ainda “Valorização e promoção da Albufeira do PEPA para a pesca recreativa, por Carlos Alexandre. Para a conclusão da sessão está prevista a realização de uma mesa redonda, com debate e esclarecimento de questões.

O projeto apresentado está a ser desenvolvido pelo Município de Proença-a-Nova, com o apoio técnico e científico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, da Universidade de Évora e do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente -, e surge na sequência de uma candidatura, liderada pelo Município ao Fundo Ambiental, tendo como principal objetivo a gestão desta albufeira e das espécies piscícolas que nela ocorrem, de modo a promover o seu interesse para a pesca recreativa. Este plano será desenvolvido através de várias ações que incluem a erradicação da perca-europeia desta massa de água, a promoção e gestão das espécies mais interessantes para a pesca recreativa, e o fomento de habitat de refúgio para os peixes.

Pode inscrever-se previamente para assistir a esta sessão através do seguinte link.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Proença-a-Nova com as tags , . ligação permanente.