5 dicas de SEO para ajudar a contratar candidatos qualificados
- (Tima Miroshnichenko / Pexels)
O conteúdo, o formato e a linguagem de um anúncio de trabalho fazem toda a diferença no tipo de profissionais que se vão candidatar.
Quer contratar um profissional qualificado? Crie um anúncio qualificado! Um anúncio que chegue a quem tem que chegar, e que apareça no topo dos resultados quando o «seu» candidato de sonho pesquisar por uma vaga dentro da sua área de negócio.
Por isso, nada melhor do que contar com uma agência de SEO em Portugal para o ajudar nesta missão. Recorde-se que entrevistar candidatos que não são qualificados para a função, é uma perda de tempo, e tempo perdido é sinónimo de dinheiro perdido.
Apresentamos-lhe 5 dicas de SEO que o ajudarão a contratar candidatos qualificados
1. Título claro e objetivo
Quando um candidato faz uma pesquisa num motor de busca, por norma utiliza termos ou expressões concretas sobre a vaga que deseja preencher. Os motores de pesquisa começam a sua procura pelos títulos. Isto significa que se o título do seu anúncio for claro e direto, será encontrado por quem o procura.
· Softwares de recrutamento
Existem alguns softwares de recrutamento, nos quais é possível validar as métricas de SEO, bem como identificar em que posição se encontra a página do seu anúncio nos motores de busca. Se esta não aparecer na página 1 dos resultados da pesquisa, é tempo de otimizar o título à luz de SEO.
2. Palavras-chave para compor o anúncio
No momento de criar o conteúdo, faça-o otimizado para SEO. Utilize as palavras-chave para a descrição do cargo e na definição das funções.
As palavras-chave e as suas combinações devem fazer parte da composição do URL, o endereço web da página do anúncio, que será sempre diferente para cada página.
O conteúdo do site da empresa também deve ser criado com base nas palavras-chave, colocadas estrategicamente ao longo do texto.
Desta forma, não só consegue que o anúncio ganhe destaque nas pesquisas dos candidatos, como irá promover o site, fazendo com que o seu negócio chegue a um maior número de possíveis clientes.
3. Página dedicada à carreira
Para consolidar a imagem cooperativa e dar a conhecer um pouco mais sobre como é trabalhar na sua empresa, crie um espaço no site dedicado à carreira.
Através de textos, de imagens, de vídeos mostre aos possíveis candidatos qual a missão da empresa e quais as vantagens em fazer parte dela. Contudo, para que esta página cumpra os seus objetivos é necessário que esta esteja otimizada no SEO. Crie uma parceria com uma agência de SEO Portugal para que tudo seja construído e estruturado de forma correta.
Nesta página, os candidatos podem consultar as vagas em aberto. Crie filtros de pesquisa que ao serem utilizados criam de imediato uma primeira seleção de candidaturas. As metas salariais, as tipologias dos cargos e a localização são alguns dos filtros que pode incluir neste campo.
4. Redes sociais como parceiras de recrutamento
A busca pelo candidato qualificado pode ser feita de várias formas e através de vários canais. As redes sociais são um desses canais e aqui as estratégias de SEO são uma mais-valia.
Esta abordagem traz mais pessoas para as redes sociais da empresa, ou seja, pode produzir mais seguidores. Mais seguidores nas redes sociais traduzem-se num aumento de tráfego no site. Aproveite as redes sociais e transforme-as numa montra da sua empresa. Dê a conhecer o seu produto ou serviço, divulgue as vagas em aberto, e reforce a credibilidade da imagem da marca.
Tenha em atenção que não é suficiente apenas criar um perfil, é preciso que este esteja otimizado para atingir os objetivos definidos.
5. Mobile-Friendly Site
Sabia que cerca de mais 80% das pessoas que procuram anúncios de emprego fazem-no a partir dos seus telemóveis?
Se não quer ficar de fora deste rol de candidatos, é imprescindível que o seu site esteja otimizado para a versão mobile.
Esta versão tem que ter a mesma informação e imagem que a versão desktop, mas ajustada a dimensão de um ecrã de telemóvel ou tablet.
Mesmo que o candidato consiga encontrar o seu anúncio, se o modo de candidatura não estiver a funcionar ou se não for user-friendly, o mais certo é que a pessoa desista, e a sua empresa acabe por perder um candidato qualificado.
Deixe esta tarefa, bem como qualquer uma das outras apresentadas, com uma agência de SEO e com os seus profissionais, e garanta o resultado desejado.