Penha Garcia vai ter Centro Interpretativo das Trilobites

Penha Garcia vai ter Centro Interpretativo das Trilobites

No âmbito dos apoios comunitários do programa Centro 2020, o Município de Idanha-a-Nova teve aprovado um projeto de valorização do Parque Icnológico de Penha Garcia, geomonumento estratégico integrado no Geopark Naturtejo, Geoparque Mundial da UNESCO.

A obra consiste na criação e requalificação de infraestruturas de apoio à visitação do património natural do Parque Icnológico de Penha Garcia, incluindo a criação do Centro Interpretativo Paleobiologia das Trilobites.

Em complemento à Rota dos Fósseis, projeto de apoio à visitação já existente, o novo espaço vai apoiar a interpretação de um património que remonta há 480 milhões de anos, quando a região era banhada por um oceano cheio de vida.

Trata-se de um património natural único e de valor reconhecido internacionalmente, que deverá reforçar-se como uma âncora estratégica na diferenciação e competitividade do concelho, mais especificamente na sua valorização turística, mas também do território regional e nacional.

O Centro Interpretativo das Trilobites estará integrado na malha urbana de Penha Garcia, em espaços propriedade da Câmara de Idanha-a-Nova.

A estrutura terá a função de acolhimento dos turistas e visitantes, disponibilizando-lhes toda a informação sobre o património natural e geológico que podem visitar. Para tal, será criada uma solução expositiva integrada, com principal foco no período Paleozoico e nas espécies contemporâneas da época – as trilobites, surgindo da necessidade de preservar os fósseis da aldeia e outros organismos da Era Paleozoico (500 a 450 milhões de anos) e de interpretar todo um conjunto de características geológicas naturais locais e do Geopark Naturtejo.

Do ponto de vista programático, o espaço expositivo é definido por um percurso que se desenvolve sob três temas: as Trilobites, Penha Garcia e Consciencialização Ambiental.

A abertura de procedimento através de concurso público foi aprovada por unanimidade na última reunião de Câmara, sendo em breve submetida a apreciação e deliberação da Assembleia Municipal a assunção de compromissos plurianuais.

O projeto “Valorização do património natural de Idanha-a-Nova – Infraestrutura de Apoio à Valorização e Visitação do Parque Icnológico de Penha Garcia” integra-se no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, no âmbito do Centro 2020.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova com as tags , , , . ligação permanente.