Medelim
Culturas Judaica, Cristã e Islâmica refletem sobre caminhos da Fé
A Conferência “A globalização nos caminhos da Fé”, em Medelim, sentou à mesma mesa representantes das culturas judaica, cristã e islâmica, na manhã de sexta-feira, dia 20 de Março.
Apropriadamente realizada na Igreja da Misericórdia de Medelim, completamente cheia, a iniciativa discutiu os impactos da globalização nas três principais religiões abraâmicas e as novas realidades, ameaças e oportunidades que estas enfrentam.
Os vestígios e influências culturais do cristianismo, judaísmo e islamismo que caracterizam Medelim deram à povoação “a ousadia de organizar esta conferência”, referiu durante o evento o presidente da Junta de Freguesia, Albano Pires Marques.
A esse propósito, o autarca lembrou o investimento realizado na preservação e valorização do património histórico-cultural da “Aldeia dos Balcões”.
O trabalho em torno destas temáticas é, para o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, “um dever face à riqueza das nossas heranças culturais, marcadas por valores ecuménicos e de tolerância entre diferentes culturas, mas é sobretudo importante para o futuro do concelho e do seu desenvolvimento sustentado”.
Estas duas entidades, Câmara de Idanha-a-Nova e Junta de Freguesia de Medelim, organizaram a conferência em parceria com o Jornal do Fundão.
A discussão dos novos caminhos da Fé contou com intervenções de Emanuel Matos Silva, cónego da Diocese de Portalegre, de Abdool Magid Vakil, presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, e de José Levy Domingos, coordenador do Gabinete Judaico/Museu Judaico de Belmonte e Centro de Interpretação da Cultura Judaica “Isaac Cardoso” de Trancoso.
O evento contou ainda com a participação da diretora dos Serviços dos Bens Culturais da Direção Regional de Cultura do Centro, Zulmira Gonçalves, do diretor geral do Jornal do Fundão, Vasco Pinto Leite, e da investigadora Maria Antonieta Garcia, no encerramento dos trabalhos.
O almoço foi confecionado e servido pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, na Casa de Campo Sefarad, em Medelim.
O evento inseriu-se na estratégia do Projeto Taejo Internacional, dinamizado com o apoio da União Europeia e co-financiado pelo FEDER e POCTEP 2007-2013.