Conferência
A Globalização nos Caminhos da Fé – Medelim uma Aldeia de Encontros e Culturas
“Tenho para mim que o desafio do nosso Tempo para quem vive, quer viver, e acredita nas pequenas Comunidades do Interior… é a forma de conseguimos criar valor gerador de recursos e de economia capaz de atrair pessoas“, diz Albano Pires Marques.
Não tenhamos ilusões ( adianta ainda) , “sem Projeto de Vida ninguém será atraído, nem que seja para apenas gozar a reforma com merecida qualidade“.
Esta é pois a nossa grande tarefa!
Como estruturar para desenvolver sem estragar! Sem perder a memória e as raízes que a suportam.
Em Medelim existe uma rua da Judiaria, bem conservada (ainda).
Os vestígios de cristãos novos são muitos; cruzes esculpidas na pedra dos umbrais das portas, vestígios de mezuzah, uma representação na pedra de menorah, um anagrama bem visível da palavra Jesus em hebraico, tradição oral e arquitetónica traduzida na ausência de simetrias da própria estrutura urbanística da Aldeia.
Tudo isto faz de Medelim uma jóia arquitetónica e cultural que a torna única em todo o Concelho de Idanha a Nova.
“Desenvolver sem Estragar” terá assim que assentar na cultura e tradição locais e no respeito pelo património edificado.
A Herança Judaica em Medelim poderá, se tivermos o saber e a sensibilidade necessárias, ser a ponte para outros saberes, outras gentes, outras visões e outros mercados.
Numa palavra: Inovação.
Só que, para que a diferença produza frutos, tem de ser interiorizada, entendida, estudada, respeitada e aceite como tal.
Nesta linha está o evento “ A Globalização nos Caminhos da Fé- Medelim uma Aldeia de Encontros e Culturas “ onde serão conferentes representantes da Igreja Católica e das Comunidades Judaica, Muçulmana e Hindu.
Será sem dúvida a primeira vez que tal Conferência será organizada entre nós e decorrerá a 20 de Março tendo lugar na Misericórdia de Medelim, terminando com um almoço volante no Hotel Sefarad.
Será seguramente uma oportunidade única de enriquecimento cultural, a que se seguirão outros voos, porventura mais altos.
* Albano Pires Marques