Proença-a-Nova: CPCJ promove parentalidade positiva durante o mês de dezembro

CPCJ promove parentalidade positiva durante o mês de dezembro

O Município de Proença-a-Nova associa-se à iniciativa do Calendário do Advento durante o mês de dezembro, através da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que promove o Calendário do Advento, inserido no Projeto Adélia.

Este projeto tem como principal objetivo o apoio à ‘Parentalidade Positiva’ e à capacitação parental, constituindo-se como uma estratégia preventiva para a promoção e proteção dos direitos da criança e do jovem, em consonância com a Convenção dos Direitos da Criança, refletindo assim o crescente empenho da Comissão Nacional no desenvolvimento de medidas de política para a construção da parentalidade livre de violência e promoção de comportamentos parentais respeitadores dos melhores interesses e direitos da criança, numa lógica comunitária, sistémica e com foco na prevenção.

Ao longo do mês de dezembro são disponibilizadas dicas de como ter um ambiente mais positivo e agradável em família. Inspirado nesta época natalícia, um dos lemas da instituição é “o melhor presente é estar presente”, promovendo atividades para realizar em conjunto com as suas crianças até ao dia 25 de dezembro, criando um contexto familiar afetuoso, protetivo e seguro.

Numa altura em que os contactos físicos podem ser algo limitados, devido à pandemia da Covid-19, o calendário prevê também estas situações, apontando para a importância de um abraço virtual, um cartão de apreço, uma canção ou fotografia especial.

O Projeto Adélia é cofinanciado pelo PO ISE (Programa Operacional Inserção Social e Emprego) e desenvolver-se-á até junho de 2022 nos territórios geográficos correspondentes às NUTS II Alentejo, Centro e Norte.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Proença-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.