Um Presidente jovem, pode modificar muita coisa
O Município de Oleiros, assim como a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), fazem um balanço positivo da I Feira de Emprego – Um Interior de Oportunidades que decorreu na sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de setembro, no Pavilhão Multiusos das Devesas Altas. Durante o evento, Miguel Marques anunciou já a II Feira do emprego.
Na sessão de encerramento, o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, considerou que a iniciativa “teve sucesso” e anunciou a realização da II Feira de Emprego em 2025. “Quisemos nesta primeira edição mostrar o nosso tecido empresarial, o nosso setor social e também as nossas instituições”.
Miguel Marques agradeceu a participação dos representantes dos 28 expositores que preencheram o Multiusos no intuito de promoverem as atividades que desenvolvem, mas também as ofertas de emprego que têm disponíveis. A Feira de Emprego posicionou-se como uma feira de oportunidades, que aproximou o tecido empresarial e a comunidade. Muitos foram aqueles que nos dois dias do evento se deslocaram ao Multiusos, alguns de fora do Concelho, e conversaram com os representantes empresariais, no sentido de conhecerem ofertas de trabalho.
Numa avaliação sobre os vários painéis temáticos que tiveram a participação de empresários, Miguel Marques realçou “que foram debatidas experiências, mas também foram realçados aspetos que temos de melhorar. É também para isso que servem estes eventos”.
A necessidade de melhorar a Estrada Nacional de acesso a Castelo Branco pela eliminação de curvas, a dificuldade de recrutamento de pessoas para vagas disponíveis, como é o caso do setor florestal, a especialização dos candidatos para as ofertas de emprego e a necessidade de estes possuírem conhecimentos em língua inglesa, foram alguns dos aspetos focados pelos empresários.
No sábado, último dia do evento, o Presidente do Município, Miguel Marques, fez uma breve apresentação do Plano Estratégico Oleiros 2030. A floresta, a fixação de pessoas, a atração de investimento e a reabilitação habitacional, são alguns dos setores considerados “essenciais” para o Município, que estão ligados entre si e que “são essenciais para o crescimento do concelho”, sublinhou o autarca.
Miguel Marques referiu que existem “sinais positivos de crescimento populacional, com aumento do número de alunos inscritos no 1º ciclo de ensino”. No setor económico, os indicadores são superiores à média da sub-região, registando-se um aumento do número de empresas de várias áreas, volume de negócios e pessoal ao serviço. O concelho de Oleiros tem uma baixa taxa de desemprego, acompanhada de uma redução de desempregados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
O Presidente da Câmara anunciou a abertura para breve do Corworking, no primeiro piso do Mercado Municipal. “Pretendemos que este seja um projeto que responda a uma necessidade muito específica por parte de quem necessita de uma ajuda inicial na criação da sua empresa”, frisou.
O primeiro painel temático desse dia foi dedicado à floresta, setor onde se verifica grande necessidade de recrutamento. O segundo painel foi dedicado ao Turismo e Eventos, no qual foi demonstrado o forte crescimento do número de turistas em Oleiros, sendo este um destino de natureza e de gastronomia.
Os participantes no terceiro painel sobre o setor das Energias Renováveis e Construção Sustentável, destacaram as fortes potencialidades que Oleiros oferece para o desenvolvimento deste tipo de empresas.
O último painel da I Feira de Empregou juntou ex-alunos do Agrupamento de Escolas Padre de Andrade. Simão Henriques, solicitador instalado em Oleiros, João Paulo Rodrigues, Data Science Manager e Soraia Antunes, médica, foram unânimes na mensagem de que Oleiros “oferece qualidade de vida”. Caso surgisse nas respetivas carreiras uma oportunidade para regressar a Oleiros, João Paulo Rodrigues e Soraia Antunes responderam que não hesitariam em fixar-se no concelho natal.
Paralelamente à Feira de Emprego, alguns visitantes puderam aprender, no stand do Gabinete de Inserção Profissional, a elaborar o Curriculum Vitae, acompanhado de fotografia profissional captada no próprio local.
Miguel Marques, acompanhado pelo Vice-presidente, Paulo Urbano e Vereador Filipe Bártolo visitaram cada expositor presente e procederam à entrega de uma lembrança.
A I Feira de Emprego – Um Interior de Oportunidades foi uma iniciativa do Município de Oleiros e da Associação Empresarial da Beira Baixa, em parceria com o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade.
Como o título deste artigo sugere, Miguel Marques tem implementado acções de grande relevo, destacando entre outras as Sevilhanas que decorreram no jardim municipal, a inauguração da Estação náutica de grande importância, a 1a edição do Himalaias Trail que atraiu mais de 200 participantes e não nos podemos esquecer da reunião em Oleiros a Lia dos Bombeiros.
– Neste caso foi a GNR a reunir e mostrar valências em Oleiros.
Em suma, e a estes temas voltaremos, Oleiros ganhou notoriedade com o novo Presidente Miguel Marques que importa estimular para as novas acções como foi recentemente o almoço nas Devesas Altas do almoço que reuniu a3a idade do concelho.