8º Curso de Religiosidade Popular e 15º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais

. Idanha-a-Nova

8º Curso de Religiosidade Popular e 15º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promove, nos próximos dias 22 e 23 de março, o 8º Curso Livre sobre Religiosidade Popular que inclui, no dia 23, o 15º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais.

O evento decorre no Forum Cultural de Idanha-a-Nova e é dedicado ao tema da continuidade e da mudança das tradições pascais no século XXI, sendo que Idanha integra a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa.

O programa conta com palestras em torno das celebrações da Semana Santa em Idanha, mas também em locais como Braga e Espanha (onde as tradições pascais são fortes), uma visita guiada à exposição Mistérios da Páscoa em Idanha, abordagens etnográficas à música e cancioneiro tradicional, momentos musicais e a observação ‘in loco’ de rituais que ainda perduram.

A sessão de abertura é às 16h00 do dia 22 de março, no Forum Cultural. Dá início a uma iniciativa ímpar na Agenda dos Mistérios da Páscoa em Idanha, um ciclo que inclui cerca de 280 tradições quaresmais e pascais ao longo de 90 dias, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes.

No dia 23 de março, o programa começa às 10h00 e culmina com o 15º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais, a partir das 21h30.

O Forum Cultural recebe os Grupos de Encomendação das Almas de Fatela (Fundão), Idanha-a-Nova, Aranhas (Penamacor), Cunqueiros (Proença-a-Nova) e Grande Roda do Teixoso (Covilhã).

As inscrições no Curso Livre sobre Religiosidade Popular são gratuitas, mas limitadas a 20 participantes. Podem ser feitas junto do Forum Cultural de Idanha-a-Nova ou através do contacto 277 208 029. O Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais tem entrada livre.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.