Sete Lágrimas e convidados no 27º aniversário do CCRaiano

Idanha-a-Nova

Sete Lágrimas e convidados no 27º aniversário do CCR

As cantigas são tantas” é o espetáculo que estreia em Idanha-a-Nova no dia 2 de fevereiro, às 21h30, para assinalar o 27º aniversário do Centro Cultural Raiano (CCR). É uma criação original do consort Sete Lágrimas (Filipe Faria e Sérgio Peixoto) que conta com os convidados Fátima Torrado Milheiro e Tiago Milheiro, duas vozes de São Miguel de Acha.

O grupo irá apresentar-se em palco com Filipe Faria na voz, percussão, viola de mão de 4 ordens, bandurra descante; Sérgio Peixoto na voz; Tiago Matias na guitarra barroca e guitarra romântica; e Juan de la Fuente na percussão. A estes quatro músicos juntam-se, num momento muito especial, Fátima Torrado Milheiro e Tiago Milheiro, fruto de uma Residência Artística no território e do trabalho em torno do Cancioneiro de São Miguel d’Acha, no concelho de Idanha-a-Nova. O novo projeto inspira-se no terceiro volume do Museu dos Sons Perdidos, intitulado “As cantigas são tantas, que a mim até se mudam”, de Filipe Faria, editado em 2023.

“Guiado pela memória e pela voz da D. Fátima Milheiro, o consort visita os seus lugares… olha, a partir deles, a poesia e os sons de outros tempos… o passado e o presente… e olha a Península que ocupamos… e todas as suas geografias…”, lê-se na sinopse deste espetáculo inédito que marcará as comemorações do 27º aniversário do Centro Cultural Raiano.

Obra do conceituado arquiteto Luís Marçal Grilo, passados 27 anos desde a sua construção, o CCR continua a marcar a paisagem de Idanha-a-Nova, pelo arrojo do seu design e da sua ambição, como grande polo cultural da região, do país e do mundo.


Neste momento, o equipamento está a ser alvo de uma intervenção no âmbito da requalificação e aumento da eficiência energética deste espaço, que aumentará as condições de conforto e usufruto.

O Centro Cultural Raiano é um equipamento cultural credenciado da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) e faz também parte da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

“As cantigas são tantas” é um espetáculo cofinanciado ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP por República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes.

Em relação ao espetáculo, aconselha-se a reserva de bilhetes junto do CCR, através do telefone (+351) 277 202 900.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.