Idanha-a-Nova
Monsanto inaugura investimentos de 2,5 ME e rota “Ninho do Dragão”
A aldeia histórica de Monsanto assistiu no dia 20 de dezembro à inauguração de um conjunto de investimentos para melhorar as condições para residentes e visitantes: obras de requalificação nos arruamentos e nas redes de água e saneamento; melhoria dos acessos na Vila e ao Castelo; instalação de iluminação cénica; instalação de um TOMI, ferramenta digital de apoio à visitação; e ainda autocarros elétricos e postos de carregamento.
O conjunto de investimentos em Monsanto, num valor total de 2,5 milhões de euros, foram realizados pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e por diversas entidades parceiras e programas de financiamento.
“Idanha sente muito orgulho em ter uma pérola como Monsanto no seu território, que tem uma riqueza extraordinária e com os investimentos que têm sido feitos, nomeadamente no âmbito do Centro 2020 e do Turismo de Portugal, torna-se ainda mais acessível, mais atrativa e inclusiva”, afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova Armindo Jacinto.
Armindo Jacinto realçou que os investimentos realizados tanto a servem a população como os fluxos turísticos e sublinhou a importância da colaboração entre as várias entidades envolvidas.
Com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, foi ainda inaugurada a rota turística “Monsanto – House of the Dragon | Game of Thrones” – “Ninho do Dragão“. Inspirada nas filmagens em Monsanto da famosa série da HBO, esta rota é mais um veículo de promoção turística e cultural de Idanha para o mundo.
São 27 painéis colocados ao longo das ruas de Monsanto e que se estendem até ao Castelo, agora com iluminação cénica, combinando o património da aldeia histórica com o universo da Guerra dos Tronos.
Em relação a todos estes projetos, o Secretário de Estado do Turismo elogiou o trabalho realizado: “Idanha-a-Nova é sinónimo de natureza, pois não tem só recursos naturais, como também sabe projetar essas riquezas para o mundo, de que é exemplo a integração na Rede Internacional de Bio-Regiões. Idanha é igualmente história, gastronomia e cultura, sendo inclusive Cidade Criativa da Música da UNESCO. Idanha é também mundo, por isso conseguiu captar uma grande produção internacional da HB0, o Boom Festival, entre outras iniciativas de âmbito internacional. Por fim, Idanha é pessoas, porque quem faz os territórios são as pessoas e só assim o turismo faz sentido”, afirmou Nuno Fazenda.
Para o governante, “os turistas querem territórios com autenticidade, com história e património, e em Idanha existe isso tudo”. Nuno Fazenda defende que “a preservação e a inovação nos territórios deve-se, em grande parte, aos seus residentes, cuidadores das paisagens e cuidadores do património”.
A inauguração dos investimentos em Monsanto contou ainda com várias outras individualidades, nomeadamente representantes de organismos públicos das áreas do turismo e da cultura, empresários e cidadãos da comunidade monsantina.