A vila de Penamacor encheu-se de cores, luzes e animação para receber a edição do Vila Madeiro de 2023
O dia 7 ficou marcado pela inauguração do evento e foi pautado por diversas atividades e animação de rua, assim como com a abertura do mercado natalício do Madeiro com a presença de vários agentes e comerciantes locais e regionais.
O primeiro momento decorreu com a apresentação da obra “Outras (In)verosímeis Histórias de Jolon”, de José Lopes Nunes, no auditório da Escola de Música, no polo de Penamacor, que contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara, Ilídia Cruchinho, e outras personalidades que estiveram ligadas à publicação da obra, assim como de dezenas de pessoas que encheram o espaço.
O evento prosseguiu na zona do antigo Quartel, onde se encontra a Tenda Vila Madeiro, espaço que recebeu o Presidente da Câmara e restante elenco autárquico, para inaugurar oficialmente o evento. Seguiu-se o concerto natalício protagonizado pelos alunos da AEC de Música do 1º ciclo da Escola Básica de Penamacor.
O Museu Municipal foi ainda espaço da inauguração da exposição fotográfica – “O Pôr-do-Sol do Quartel Militar de Penamacor em 25 imagens”, também ela da autoria de José Lopes Nunes.
A comitiva do município seguiu posteriormente para as artérias principais da vila, com a visita aos expositores que dão vida ao mercado de natal.
A animação prosseguiu por noite dentro, no recinto da ermida de Nossa Senhora do Incenso – local habitual de concentração da população na preparação do Madeiro, com a atuação de diversos grupos, como a tuna académica de Castelo Branco, o artista Virgílio Faleiro, o Rancho Folclórico de Penamacor, entre outros.
Para hoje, dia 8, o dia será pautado por animação de rua e atuação de vários grupos musicais, assim como do tão aguardado desfile do Madeiro, que sobe desde o recinto da Nossa da Senhora do Incenso até à Praça Vila Madeiro, onde será colocado o maior Madeiro de Portugal.