Produtos da Sertã vencem prémios em concursos nacionais
Os produtos sertaginenses voltaram a ser premiados na edição 2023 dos Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais Portugueses, que decorreram ao longo deste ano. Estes reconhecidos concursos nacionais, promovidos pela Qualifica/oriGIn Portugal, premiaram Sandra Rodrigues na categoria Pastéis e Empadas, os talhos Carnes Simões e Casel nas categorias Ensacados e Enchidos e a Pastelaria Império na categoria Doçaria Conventual.
As empadas de Sandra Rodrigues alcançaram três prémios na 12ª edição do Concurso Nacional de Pastéis e Empadas Tradicionais Portugueses, nomeadamente o “Melhor dos Melhores” com a Empada de Leitão. Foram também premiadas a Empada de Maranho com medalha de ouro e a Empada de Frango com medalha de prata. Estes prémios foram anunciados na 42.ª edição do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém que decorreu de 27 de outubro a 5 de novembro na Casa do Campino.
Na 13.ª edição do Concurso Nacional de Ensacados Tradicionais Portugueses, que decorreu em março, o Bucho da Sertã do Talho Carnes Simões foi premiado como “Melhor dos Melhores”, tendo sido atribuída a medalha de ouro para o Maranho da Sertã do mesmo produtor e medalha de prata para o Maranho da Sertã e Bucho da Sertã do talho Casel.
Os produtores de enchidos foram também premiados no âmbito do 13º Concurso Nacional de Enchidos Tradicionais Portugueses, realizado em março, com medalhas de prata para a Morcela da Casel e a Morcela Doce da Sertã do talho Carnes Simões, e medalha de bronze para a Farinheira da Sertã da Casel.
Com o objetivo de qualificar e valorizar os melhores produtos tradicionais nacionais esta iniciativa também premiou os doces nacionais no Concurso Nacional de Doçaria Conventual Tradicional Portuguesa. Na 12ª edição desta iniciativa, que decorreu em março, os Cartuchinhos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim da Pastelaria Império ganharam a medalha de ouro.
Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã felicita os produtores, referindo que “a obtenção deste tipo de prémios vem reafirmar a qualidade inequívoca dos produtos endógenos sertaginenses. É também um sinal de que estamos no caminho certo para a promoção do que de melhor se faz no concelho da Sertã a nível gastronómico”. O autarca aproveita a oportunidade para enaltecer o “trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelos vários produtores, cujos produtos são verdadeiros embaixadores deste concelho”.
A APROSER – Associação de Produtores da Sertã congratula-se por mais esta distinção, realçando a sua importância e abrangência nacional, com o natural impacto positivo na promoção e divulgação dos produtos endógenos.
Refira-se que os Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais Portugueses visam qualificar, valorizar e divulgar os melhores produtos tradicionais na área alimentar, avaliando produtos genuínos que assentem, sobretudo, na tradição da gastronomia portuguesa e na não utilização de aditivos alimentares.