Câmara de Idanha mantém impostos mínimos para beneficiar famílias e empresas

Reunião de Câmara

Câmara de Idanha mantém impostos mínimos para beneficiar famílias e empresas

Em reunião no passado dia 23 de novembro, a Câmara de Idanha-a-Nova deliberou, por unanimidade, manter os valores mínimos de IMI a cobrar em 2024 e, de forma complementar, atribuir ainda descontos a famílias com filhos.

A autarquia sempre entendeu que os munícipes do concelho de Idanha-a-Nova merecem pagar os valores de IMI mais baixos possíveis, por isso, continuaremos a aplicar esta medida. Por outro lado, também as empresas aqui sediadas são apoiadas com a cobrança de taxas mínimas”, adianta Armindo Jacinto. Para o presidente da Câmara Municipal, “o objetivo é beneficiar a população e as empresas do concelho, favorecendo quem opta por aqui viver e investir”.

Assim, o IMI irá manter-se nos 0,3% para os prédios urbanos e 0,8% para os prédios rústicos, que são os valores mais baixos permitidos.

Complementarmente, as famílias com filhos vão beneficiar de descontos. A medida IMI Familiar prevê uma redução adicional de 20 euros para famílias com um dependente, de 40 euros para famílias com dois dependentes e de 70 euros para famílias com três ou mais dependentes a cargo.

Outra medida tomada pela Câmara de Idanha-a-Nova para apoiar os munícipes é abdicar de metade dos 5% do valor do IRS a que tem direito. Assim, os habitantes mantêm um desconto de 2,5% em sede de IRS, sendo os restantes 2,5% canalizados pela autarquia para apoios sociais.

No plano dos apoios empresariais, a Câmara de Idanha-a-Nova irá cobrar apenas 0,01% de Derrama às empresas com sede no concelho, uma medida em linha com os benefícios que têm vindo a ser aplicados.

A Taxa Municipal de Direitos de Passagem a aplicar será de 0,25%, recaindo sobre empresas que oferecem redes e serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público, não podendo estas entidades impactar o valor nos consumidores.

As deliberações do Executivo Camarário serão remetidas para apreciação da Assembleia Municipal.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.