i-Danha Food Lab com foco na sustentabilidade e oportunidades de financiamento

17 a 19 de novembro, em Monsanto

i-Danha Food Lab com foco na sustentabilidade e oportunidades de financiamento

John Gilliland, Børge Søraas, Deniz Koca, Monica Truninger e o Talho das Manas são alguns dos protagonistas do i-Danha Food Lab 2023, que decorre de 17 a 19 de novembro na aldeia histórica de Monsanto.

Esta conferência é organizada por BGI, CoLAB Food4Sustainability e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, num concelho distinguido como a Melhor Bio-Região da Europa 2023, um prémio da União Europeia.

Durante três dias, o futuro da sustentabilidade estará a ser debatido na “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”. Participantes oriundos de todo o mundo vão fazer de Monsanto o lugar ideal para a discussão e partilha de respostas a desafios globais: a descarbonização da sociedade, a gestão da água e da energia, a proteção do ambiente e a economia circular.

Para isso, a participação na 6ª edição do i-Danha Food Lab dará acesso a sessões e palestras interativas, visitas guiadas e oportunidades de networking com especialistas internacionais – tudo num ambiente único e descontraído.

Os intervenientes do sector agroalimentar – empresas, startups, investigadores, agricultores, consumidores, entre outros – vão usufruir de uma experiência única de networking e partilha de conhecimentos.

Por outro lado, a conferência apresentará também oportunidades de financiamento ligadas ao único Polo Europeu de Inovação Digital dedicado exclusivamente ao sector agroalimentar e ao programa de TestBeds, instrumentos que totalizam 7,6 milhões de euros de apoio a pequenas e médias empresas.

Outra novidade desta edição é a Mini-Conferência que colocará os participantes a par dos mais recentes projetos de investigação, desenvolvimento e inovação a nível nacional e internacional.

Será ainda possível desfrutar de produtos locais e da rica gastronomia da região.

No sábado, à semelhança da irreverência do festival gastronómico Arrebita, o Chef Joaquim Saragga Leal prepara o jantar temático “Sabores de Idanha”, uma viagem às receitas típicas e sazonais do território.

No domingo, o i-Danha Food Lab termina com um agradável Passeio Micológico – seguido de almoço de convívio – guiado por um dos maiores especialistas em cogumelos silvestres do nosso país, o engenheiro agrónomo José Luís Gravito Henriques.

Inscrições e mais informações através do 277 200 010 em www.idanhafoodlabevent.com

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.