“O Homem de Duas Sombras” de José Manuel Batista apresentado em Penamacor

“O Homem de Duas Sombras” de José Manuel Batista apresentado em Penamacor

. Apresentação em Penamacor no dia 27

Após o lançamento de um primeiro livro de contos, José Manuel Batista verá a mais recente obra “O Homem de Duas Sombras” ser apresentada em Penamacor, sua terra natal.

A apresentação está marcada para o dia 27 de outubro, pelas 15:00h, na sala polivalente da Escola de Música (Ex-Quartel), e, para além da presença do autor, contará com a intervenção de Francisco Abreu, que fará uma leitura interpretativa da obra no âmbito das suas aulas de Antropologia e Cultura Geral, lecionadas na Academia Sénior de Penamacor.

Com um excelente domínio da língua portuguesa, o autor aborda nesta obra o sofrido e temporalmente prolongado tema da emigração portuguesa para França e os “bidonville” dos arredores de Paris, assentando sempre as suas reflexões na dimensão do indivíduo, das relações familiares, da sociedade e seus atores, bem como nos seus passados e construção de presentes, que se sonham e se procura ser sempre melhores, ainda que através de lutas políticas e ações clandestinas, tal como muitos portugueses que se exilaram em França para fugirem à desgraça das Guerras Coloniais e às perseguições da PIDE, numa luta de denúncia e libertação do país do jugo fascista e salazarista.

Construído entre a razão dos esforços e lutas dos emigrantes em busca de uma melhor vida e as emoções amorosas e sociopolíticas de uma vida que se sonha para o futuro, ainda que com muitos escolhos pelo caminho, esta obra de José Manuel Batista, para além de se apresentar como um perfeito exemplo da grande cultura e conhecimentos do autor, é ao mesmo tempo um esclarecido testemunho das suas preocupações e reflexões sociais. Por outro lado, é de destacar a constante raiz territorial e beirã que se denotam nas retrospetivas socio-históricas que o autor sempre manifesta.

Esta sessão cultural é uma iniciativa do autor, de Francisco Abreu e das Edições Colibri, em parceria com a Biblioteca Municipal (CMP) e a Junta de Freguesia de Penamacor.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Penamacor. ligação permanente.