Brigadas de Sapadores Florestais da CIM Beira Baixa realizaram Ações de Emergência Pós-Incêndio

Brigadas de Sapadores Florestais da CIM Beira Baixa realizaram Ações de Emergência Pós-Incêndio na área ardida pelo incêndio do Carrascal

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e os Serviços Municipais de Proteção Civil de Proença-a-Nova, empenhou as suas Brigadas de Sapadores Florestais na preservação do ambiente e da segurança pública, designadamente na execução de ações de estabilização de emergência pós-incêndio durante o mês de setembro.

As intervenções ocorreram na área afetada pelo devastador incêndio do Carrascal, que afetou os concelhos de Castelo Branco e Proença-a-Nova. Estas ações foram concebidas para mitigar os riscos associados à erosão do solo e à perda de fertilidade decorrente da chuva após incêndios, bem como para prevenir potenciais enxurradas que ameaçariam tanto o património natural como o património edificado.

Entre as principais atividades realizadas, destacam-se:

– Desobstrução de Passagens Hidráulicas e Valetas, garantindo assim um fluxo eficaz de água, o que é crucial para a prevenção de inundações.

– Manutenção de Estradas e Caminhos Florestais para assegurar a sua acessibilidade e integridade, promovendo a mobilidade segura na região.

– Estruturas de Contenção/Consolidação criadas em áreas com risco elevado de erosão, devido a declives acentuados, como a Serra das Talhadas, através do corte de árvores dispostas em curvas de nível. Isto contribuiu significativamente para a estabilização do solo e prevenção de deslizamentos de terra.

Estas operações não teriam sido possíveis sem o compromisso das Brigadas de Sapadores da CIM Beira Baixa, que também desempenharam um papel fundamental durante o combate ao incêndio de Sarzedas, Carrascal. De 4 a 5 de agosto de 2023, as Brigadas de Sapadores da CIM Beira Baixa prestaram apoio ao combate e acompanhamento da máquina de rasto do ICNF, seguindo-se trabalhos de vigilância ativa e ações de rescaldo até ao dia 10 de agosto.

A CIM Beira Baixa reitera o seu compromisso com a segurança, a preservação da natureza e o bem-estar das comunidades locais. Ações como estas evidenciam a importância da cooperação interinstitucional na gestão de situações de emergência pós-incêndio.

Sobre a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa é uma associação de âmbito territorial que visa a realização dos interesses comuns aos Municípios que a integram, designadamente pela promoção do desenvolvimento social, económico e cultural, que reforça a identidade do território e o sentimento de pertença da sua comunidade.

O âmbito geográfico da CIM Beira Baixa compreende os Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco. ligação permanente.