Penamacor tem vindo a distinguir-se e a caracterizar-se pela capacidade de realizar grandes eventos, alguns extremamente marcantes como é o caso deste Congresso. Presidida por António Luís Beites Soares (Eng), Penamacor deixou cair aquela velha lamúria da “cauda da Europa“, trocando-a pela proximidade a Espanha e logo ao Centro da Europa.
Mentalidade decisiva, alavancada pela ligação a Universidades que em breve dará os adequados e procurados sucessos.
Só desta forma é possível avançar para grandes realizações e trazer ao interior gente qualificada como é o caso deste Congresso que aqui tratamos.
2ª edição do Congresso Internacional Judaísmo e Interculturalidades realiza-se em Penamacor
Penamacor recebe a 2ª edição do Congresso Internacional Judaísmo e Interculturalidades, subordinada ao tema “Culturas e Identidades”.
O evento decorre nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2023 e tem como principal propósito a divulgação de identidades judaicas no mundo, além de promover a interação entre essas culturas.
Projetado na modalidade presencial, com intenção de proporcionar uma imersão cultural, apresenta diversas iniciativas e atos visando fomentar e apoiar a pesquisa arqueológica no território de Penamacor, bem como a investigação histórica e antropológica acerca das origens da população local.
Dessa maneira, com grandes expectativas, a comissão organizadora do II CIJI convida os investigadores e demais interessados na temática a participar nos painéis, mesas redondas e debates, entre outras atividades. Trata-se de uma iniciativa com claro objetivo de partilhar investigações e assinalar novas reflexões sobre cultura e Identidade nas perspetivas do Judaísmo e Interculturalidade.
A inscrição é obrigatória e pode ser efetuada através de formulário próprio disponibilizado no website do Município de Penamacor, junto com toda a informação acerca do congresso, em www.cm-penamacor.pt/p/ciji2023.
O congresso é organizado em parceria entre Universidade de Salamanca (Espanha) Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil) e a Câmara Municipal de Penamacor (Portugal), com apoio de diversas instituições, como a APA – Associação Portuguesa de Antropologia.