Amores de verão que ficam para a vida
. É FÁCIL GOSTAR DE CASTELO BRANCO
Das praias fluviais ao passeio de tuk tuk, passando pelas festas e feiras populares
Há sentimentos que ficam para sempre e Castelo Branco fica no coração de quem o visita para o resto da vida.
A autarquia albicastrense preparou uma proposta de roteiro que, na verdade, é um passaporte geral para todas as festas tradicionais espalhadas pelas freguesias nesta época do ano. Mas, não só, é o bilhete de entrada para as praias, zonas fluviais e piscinas. A proposta de roteiro de verão é um apelo para que se desfrute da natureza no maior Município da região Centro: da Serra da Gardunha ao Parque do Barrocal… É fácil gostar de Castelo Branco, porque é aqui que tem toda a tranquilidade que precisa.
A proposta de roteiro de verão privilegia pontos de água (zonas e praias fluviais) e de natureza (Parque do Barrocal, Serra da Gardunha) e um passeio de tuk tuk, além dos eventos de verão, onde se pode e deve participar.
A proposta de Castelo Branco para os seus dias de verão é simples e fácil de gostar.
Numa escapadinha de 3 dias à região, a proposta de roteiro pode começar com a visita ao Parque do Barrocal, espaço invulgar de história natural. Desfrute da paisagem granítica com caminhos e passadiços construídos no local, juntamente com os mirantes para fruir a natureza.
E, porque férias de verão devem ter um mergulho, Castelo Branco oferece praias fluviais, como a Praia Fluvial de Almaceda, conhecida, igualmente, por Poço do Lagar com paisagens naturais únicas.
O curso natural da Ribeira de Almaceda foi aproveitado para criar o açude que deu origem à praia fluvial, enquanto se mantém um lagar de azeite rústico que, antigamente, aproveitava a força das águas para o seu funcionamento. Ou a Piscina Praia, um espaço de lazer com um conceito inovador que nos faz ter no centro do país, uma experiência refrescante. Há hidroginástica, aqua zumba, atividades lúdicas e pedagógicas para crianças.
Na manhã do segundo dia “dê cordas aos sapatos”, fazendo a Rota da Ribeira da Magueija – Sarzedas (PR9). Com uma distância de 4,5 km e duração de 1h20min, o percurso é linear e não muito longo. Dá a conhecer três aldeias da freguesia de Sarzedas. outras praias fluviais a visitar no segundo dia. São elas, pequenos paraísos, as praias fluviais da Lisga e de Sesmo, no extremo Oeste do concelho, em proximidade à antiga vila condal – Aldeia do Xisto de Sarzedas, que é rodeada por montes e vales característicos da zona do pinhal interior.
Para o terceiro dia há mais amores escondidos à vista de todos. A Serra da Gardunha é um dos locais a reter. Nas primeiras horas do dia, aproveite este refúgio de enorme diversidade biológica. Classificada como paisagem protegida de Portugal, integra a Rede Natura 2000 e guarda em si uma fauna e flora únicas como a caldoneira, arbusto espinhoso, denso e com aspeto almofadado.
Mas, é ali que pode descansar e ver o “mundo” sentado no Baloiço do Castelo Velho, ou Baloiço de São Vicente da Beira. A vista alcança planícies, uma sucessão de Serras e importantes pontos de água (como é o caso da Albufeira de Santa Águeda/Marateca).
É fácil gostar de Castelo Branco quando se caminha por ele, se sente a terra debaixo dos pés, a história que ali foi feita e o futuro que lhe reserva.
A proposta de roteiro contempla ainda um passeio de Tuk Tuk pelo centro histórico de Castelo Branco, onde se podem admirar os famosos Portados Quinhentistas.
Aqui pode encontrar mais pormenores: https://issuu.com/rurisocietate/docs/verao_em_castelo_branco
Castelo Branco é fácil gostar!
De facto, é fácil Gostar!
Parabéns!!
É a 1a vez que Castelo Branco manda algo, mas é importante. Obrigado por nos seguir.
Sim, muito importante! É extraordinário dar a conhecer os Nossos Concelhos através do Jornal de Oleiros. Parabéns!
Obrigado por nos seguir.