Idanha entra na Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa

Cultura

Idanha entra na Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa

Idanha-a-Nova acaba de aderir à Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, na sequência do reconhecimento da riqueza das suas tradições por um comité internacional.

O sucesso da candidatura de Idanha-a-Nova vem criar novas oportunidades de divulgação e valorização para as tradições quaresmais e pascais do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova considera que “a entrada nesta rede europeia é, em primeiro lugar, um reconhecimento para todos aqueles que preservam as tradições do concelho”.

“São cerca de 280 práticas e expressões da religiosidade e piedade popular, que se desenrolam ao longo de 90 dias, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes”, refere Armindo Jacinto.

O autarca afirma que a Câmara Municipal “está sempre disponível para apoiar as celebrações quaresmais e pascais que acontecem nas diferentes localidades, e contribuir para a sua preservação e valorização”.

Temos agora uma responsabilidade acrescida para preservarmos as nossas tradições, que através desta rede vão ser divulgadas e valorizadas para toda a europa e para o mundo”, acrescenta Armindo Jacinto.

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação.

Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.

Recentemente, a rede apresentou ao Conselho da Europa a sua candidatura a Itinerário Cultural Europeu, que permitirá à rede posicionar-se como uma atração cultural de valor reconhecido em toda a Europa.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova com as tags , , , , . ligação permanente.

2 Responses to Idanha entra na Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa

  1. Rita diz:

    Muitos Parabéns!!

Os comentários estão fechados.