JUNTA DE FREGUESIA de OLEIROS REÚNE COM ASSOCIAÇÕES
A Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira convidou todas as associações da freguesia, para uma reunião na sua sede, a fim de debater assuntos de interesse geral.
A reunião teve lugar no passado dia 30 de janeiro, com a presença de dirigentes de treze coletividades, tanto da vila como de outros lugares da freguesia, como sejam Abitureira, Amieira, Borralhal, Moucho, Sardeiras de Baixo e Serra.
Na primeira parte da reunião, o presidente da autarquia enalteceu o trabalho das associações na dinamização desportiva, social e cultural das comunidades e explicou os critérios dos apoios a conceder a cada uma delas.
Neste campo, foi debatido e explicitado o regulamento de apoio às associações, recentemente aprovado e publicado no Diário da República.
Os participantes levantaram diversas questões sobre o documento, nomeadamente sobre os prazos de apresentação de planos e orçamentos, tendo sido justificado esse procedimento pela necessidade de o ajustar ao calendário das autarquias sobre os mesmos assuntos: orçamentos e aprovação de contas. Foi também explicado que todos os pedidos seriam analisados e adaptados às circunstâncias.
A regra é que nenhuma atividade deixará de ter o apoio possível, desde que seja devidamente fundamentada.
Seguidamente, foi apresentada a disponibilidade da Junta de Freguesia para retomar os Santos Populares no mês de junho. Trata-se de um conjunto de arraiais populares, interrompidos pela pandemia, organizados por algumas coletividades, com o apoio da Junta de Freguesia.
Pretende-se retomar esta iniciativa, a qual integra também um desfile de marchas populares e um encontro de ranchos folclóricos, da responsabilidade do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros.
Todas as coletividades da freguesia podem participar nesta atividade, cujos detalhes serão definidos noutra reunião, a realizar no início de fevereiro.
A Junta de Freguesia disponibilizou-se ainda a colaborar com os dirigentes associativos que o desejem, na elaboração de planos a de atividades simples mas, ao mesmo tempo, mais e completos e mais fáceis de apreciar.