Idanha-a-Nova
Rede Social avança com Sistema de Gestão da Qualidade
Aprofundar o trabalho em rede entre as IPSS do concelho de Idanha-a-Nova é um dos princípios do projeto Q+ Em Rede 2.0, que visa orientar a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas organizações sociais.
O projeto é desenvolvido pela Replicar, em vários pontos do país, e deverá envolver 14 IPSS do concelho de Idanha-a-Nova. Terá o apoio financeiro da Câmara Municipal em 75% e os restantes 25% cabem a cada entidade.
“Só faz sentido trabalhar as respostas sociais do concelho em rede. Este projeto é uma oportunidade para as IPSS se capacitarem e caminharem para a certificação, cumprindo todos os requisitos da Segurança Social”, explica Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.
O projeto tem a duração de 12 meses e prevê a realização de ações de formação certificada, presencial, para as equipas técnicas e órgãos sociais das IPSS, com a participação de vários especialistas. Contempla ainda uma visita de acompanhamento e uma auditoria interna, no final, mediante a implementação da NP EN ISO 9001:2015 e/ou Nível B dos Manuais da Segurança Social.
A partir do projeto Q+ Em Rede pretende-se, ainda, desenvolver outras abordagens na rede social do concelho.
O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova adianta que “através do processo de gestão da qualidade, queremos criar novas dinâmicas entre as IPSS. Saúde, alimentação e animação sociocultural são algumas das áreas em que estamos a preparar respostas em rede mais eficazes”.
O trabalho começa a ser desenvolvido já este mês e prevê-se que conte com o forte envolvimento das IPSS, da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, do Centro Municipal de Cultural e Desenvolvimento e de outras entidades do concelho.