Medelim vai ter um Centro Interpretativo da Cultura Judaica

Centro Interpretativo da Cultura Judaica em Medelim

. Uma Oportunidade

Todas as Aldeias e sítios de Portugal têm a sua especificidade histórica. Mais relevantes umas menos relevantes outras. É preciso estuda-las, analisar e sobretudo ama-las.

Há sempre coisas para descobrir. Pois é exatamente aqui que Medelim se diferencia…na sua herança Judaica ainda bem visível na Rua da Judiaria, razoavelmente bem preservada, na arquitetura curvilínea das suas ruas, nos sinais de cristãos novos ainda bem visíveis nas umbreiras das portas, na medieval  Casa do Judeu , intacta , na cultura e na gastronomia locais.

É este elemento cultural diferenciador, único no Concelho de Idanha a Nova que constitui uma oportunidade para desenvolver um projeto económico de desenvolvimento alicerçado na cultura de toda uma Comunidade

Medelim situa-se a 60 Kms de Belmonte uma das poucas Comunidades Judaicas vivas em Portugal, esta paredes meias de Penamacor berço de ilustres cientistas Judeus da Idade Media, ao lado de Monsanto e Idanha a Velha verdadeiras joias do Concelho de Idanha a Nova.

Acresce que Medelim possui uma imponente estrutura agro-industrial do principio do seculo XX num edifício de pedra com cerca de 700 m2 de implantação, pese embora  algumas partes apresentarem já sinais de ruina crescente, destinado a lagar de azeite, totalmente equipado e com amplos armazéns para azeitona , cuja arquitetura pré industrial inovadora para a época nos parece importante preservar.

Da conjugação de estes fatores  nasce o Projeto Centro Interpretativo da Cultura Judaica e da sua influencia na Região. Pretendemos reconverter o edifício existente para um polo cultural de investigação histórica através da criação de uma biblioteca multimédia ( tao fácil com as novas tecnologias ), atraindo investigadores, universitários em preparação de teses, e estudiosos que queiram ir às suas origens ou simplesmente estudar dando lhe tempo e motivo para também eles amarem Medelim

O Projeto prevê um campus universitário, com alojamentos e estruturas de suporte, salas de estudo e de apresentações e um anfiteatro para eventos culturais,  capaz de reter pensamento e reputação em Medelim, as mais valias que não têm preço e não desvalorizam.

Este é o Projeto a que nos propomos e ao qual voltaremos em novas oportunidades editoriais.

Albano Pires Marques

 

 

 

 

 

(Presidente da Freguesia de Medelim- Idanha-a-Nova)

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova com as tags . ligação permanente.