1 Fevereiro, dia do assassinato de um Rei que adorava a região Centro, especialmente Oleiros

1 de Fevereiro de 1908, há 113 anos, El-Rey Dom Carlos foi assassinado

A poucas horas do fatídico dia 1 de Fevereiro de 1908, 113 anos depois…recordamos o drama que aconteceu em Portugal e marcou o seu futuro.

. Recordamos um Rei que percorreu a nossa região, e dormiu na Isna onde existe uma rua em Sua memória

Casa na Isna onde dormiu Dom Carlos I

.

Rua Dom Carlos I na Isna

 

 

 

 

 

. O início de um enorme desastre de que Portugal não mais recuperou.

. El-Rey foi assassinado também com dois tiros disparados à queima roupa e pelas costas.

Um Rei que caçava

Não havendo recurso a fotos, as pinturas “retrataram” o Regicídio e correram o mundo.

………….

Na Imprensa…da época

….Facto assente é que pouco passava das cinco da tarde quando o landau com a família real partiu do cais do Terreiro do Paço para contornar a praça em direção à rua do Arsenal.

O amplo largo e as arcadas ministeriais estavam repletas de gente que se aglomerara para ver o rei passar e a carruagem circulava com lentidão, antecedida e precedida pela sua guarda real.

Antes de entrar na via mais estreita da rua do Arsenal, da placa central da praça destacou-se um homem de bastas barbas negras – um professor primário de nome Manuel Buíça – que, assentando um joelho no chão para melhor fazer pontaria, disparou por diversas vezes sobre o rei D. Carlos com a sua carabina, atingindo-o no pescoço, no ombro e no rosto.

Do lado oposto, vindo das arcadas do então Ministério da Fazenda, um segundo elemento – Alfredo Costa, um caixeiro de 24 anos – subiu ao estribo traseiro do landau, disparou o seu revólver duas vezes contra as costas do rei e acabou por visar também o príncipe D. Luiz Filipe, que entretanto se erguera. O rei teve morte instantânea, o príncipe viria a morrer alguns minutos mais tarde.

  • Com fontes, agências e redacção. Fotos da Isna, propriedade do Jornal de Oleiros

……….

Regicídio

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, História, Oleiros com as tags , . ligação permanente.