Cartão Raiano Saúde já registou quase 20 mil atendimentos

Idanha-a-Nova

Cartão Raiano Saúde já registou quase 20 mil atendimentos

Um total 19 819 atendimentos médicos e de enfermagem foram realizados até 31 de dezembro de 2023, desde maio de 2021, data de entrada em funcionamento do Cartão Raiano Saúde 0-114, um projeto inovador implementado no concelho de Idanha-a-Nova.

Somando os atendimentos na Casa de Saúde de Idanha-a-Nova e na Unidade Móvel de aúde, que circula por 20 localidades do concelho, contabilizam-se, assim, 10 478 consultas médicas e 9341 de enfermagem.

Os números revelam a importância deste serviço gratuito disponibilizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que funciona de forma articulada e complementar com o Serviço Nacional de Saúde.

Recorde-se que a parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a RNA – Rede Nacional de Assistência, no âmbito do projeto Cartão Raiano Saúde 0-114, recebeu inclusivamente o prémio internacional de Responsabilidade Corporativa e Social, em 2023, no fórum anual IAG Awards.

Na ocasião, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou que o prémio atribuído ao Cartão Raiano Saúde 0-114, que concorreu com projetos de muitos outros países, “reconheceu o seu mérito social, devido à natureza solidária, inclusiva e inovadora dos cuidados de saúde prestados”.

É um reconhecimento que nos dá ainda mais confiança no trabalho que estamos a fazer no concelho de Idanha-a-Nova na área da saúde, em prol dos nossos munícipes”, acrescentou Armindo Jacinto. “Não só a grande adesão ao Cartão Raiano de Saúde demonstra que os idanhenses valorizam os serviços disponibilizados – algo que verificamos diariamente no nosso concelho – como também o seu valor é reconhecido por especialistas a nível internacional”, sublinhou.

O Cartão Raiano Saúde 0-114 é gratuito para todos os cidadãos residentes e recenseados no concelho de Idanha-a-Nova.

O objetivo é proporcionar aos munícipes de todas as freguesias cuidados de saúde de proximidade e qualidade, em articulação e complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde. Num concelho extenso (o quarto maior do país) e de baixa densidade, assegura-se, desta forma, melhores condições de vida à população de todas as idades.

Para além das consultas médicas e de enfermagem, é também disponibilizado aconselhamento médico por telefone, pedido de médico e enfermagem ao domicílio, consultas de especialidade (oftalmologia, neurologia, cardiologia e nefrologia foram algumas das consultas) e acesso à Rede Médica Nacional.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova. ligação permanente.