Voluntários da região Centro “Voaram Mais Alto” no XV Encontro de Voluntariado

Voluntários da região Centro “Voaram Mais Alto” no XV Encontro de Voluntariado
A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC) promoveu, no passado sábado (23), o XV Encontro Regional do Voluntariado em Oncologia. Sob o mote “Voar Mais Alto”, o evento reuniu, na Base Aérea N.º 5 de Monte Real, em Leiria, cerca de 400 voluntários. Com um programa apelativo e animado, destaque para a atribuição das insígnias a 59 voluntários.
A iniciativa, que tem como objetivo primordial a homenagem aos voluntários da instituição pelo trabalho desenvolvido em prol dos doentes oncológicos e familiares, reuniu cerca de 400 voluntários na Base Aérea de Monte Real, em Leiria.

O programa deste dia iniciou com a Sessão de Abertura, presidida pela Dr.ª Natália Amaral, secretária-geral da Direção da LPCC.NRC; o Coronel Piloto Aviador, Francisco Dionísio, Comandante da Base Aérea de Monte Real; o Dr. Ricardo Sousa, Coordenador Nacional do Voluntariado da LPCC; a Dr.ª Sónia Silva, Responsável pela Unidade de Voluntariado (LPCC.NRC) e o Sr. Acácio Duarte, vogal da Direção da LPCC.NRC. Seguiu-se um momento de reflexão, com a comunicação “Estratégia Europeia de Combate ao Cancro” proferida pelo Dr. Lúcio Meneses de Almeida, médico de Saúde Pública e vogal da Direção da LPCC.NRC.

O voluntariado é o pilar edificante da Liga Portuguesa Contra o Cancro, pelo que este Encontro representa a oportunidade de agradecer e reconhecer o trabalho e dedicação destes voluntários”, referiu Natália Amaral, na Sessão de Abertura.

Por sua vez, a mesa-redonda “Uma LIGA mais próxima do doente” centrou-se nos novos desafios e oportunidades de apoio ao doente oncológico e a família. Nesse âmbito, foi dado a conhecer o projeto EU NAVIGATE – financiado pela Comissão Europeia e que a LPCC.NRC integra -, pela Dr.ª Maja de Brito, Psicóloga, Investigadora da Universidade de Coimbra, e foi abordado, ainda, “O Apoio Social da Liga Portuguesa Contra o Cancro”, pela Dr.ª Margarida Costa, Responsável pela Unidade de Apoio Social da LPCC.NRC.

Teve, ainda, lugar um momento de animação musical, com a atuação do Coro ao Centro da LPCC.NRC e d’As FANS – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra, sendo que a manhã terminou com a cerimónia simbólica de Atribuição das Insígnias a todos os que, voluntariamente, dedicam um pouco do seu tempo à missão da LPCC.NRC e que este ano completam 3, 5, 10, 15, 20 e 25 anos de voluntariado. Trata-se de um “gesto” simbólico que visa, sobretudo, o reconhecimento destes voluntários pela sua dedicação, e entrega a esta causa.

O período da tarde teve uma vertente mais recreativa com uma visita guiada à Base Aérea de Monte Real, oferecendo uma experiência de imersão da realidade militar, destacando a cultura aeronáutica.

 

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Castelo Branco, Destaques. ligação permanente.