Município de Penamacor estreita laços de cooperação com a Universidade de Salamanca

Município de Penamacor estreita laços de cooperação com a Universidade de Salamanca

O Presidente da Câmara Municipal de Penamacor realizou, no passado dia 20 de abril, uma reunião com o reitor da Universidade de Salamanca, Ricardo Rivero.

O encontro decorreu na reitoria desta instituição e serviu para assinatura de um protocolo de cooperação entre ambas as entidades que pretendem, muito em breve, colocar em marcha a realização de uma série de iniciativas no âmbito da docência, da investigação e das atividades culturais e desportivas.

O vasto património cultural do concelho de Penamacor, com particular incidência sobre o etnográfico, foi alvo de peculiar interesse por parte da instituição académica. Foi neste contexto que o professor Ángel Espina, também presente na reunião, apresentou algumas das iniciativas que, num futuro próximo, podem vir a ser desenvolvidas em regime de estreita colaboração entre as duas entidades, tendo sido apontados projetos na área da docência, investigação e divulgação etnográfica da região, incluindo atividades especificamente vinculadas à religiosidade popular. Neste sentido, já nos dias 19 e 20 de maio, Penamacor irá receber as “II Jornadas de Religiosidade Popular da Raia Luso Espanhola”, ficando simultaneamente agendado o “II Congresso Internacional de Judaísmo e Interculturalidade”, a decorrer em novembro próximo.

Durante o encontro, Ricardo Rivero agradeceu aos representantes municipais as facilidades para que a USAL possa desenvolver projetos em Penamacor, indicando também que o ensino do espanhol e a valorização do património natural, tendo como principal referência a Serra da Malcata, são outras áreas sobre as quais se poderão vir a desenvolver eixos estratégicos de trabalho.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Penamacor. ligação permanente.