Literacia financeira e digital
Moda ou absoluta necessidade ? A resposta é muito clara
Introdução: O Jornal de Oleiros lança uma iniciativa que se pode considerar “serviço público” sob a pena do nosso Correspondente na Sertã, Paulo Ferreira.
Matéria sensível, exige rigor que prometemos.
Quinzenalmente, Paulo Ferreira trará aos nossos Leitores, ferramentas indispensáveis para conhecer melhor e de forma mais fiável o mundo que nos rodeia.
Atualmente em Portugal discute-se muito sobre literacia financeira e digital e questiona-se se será uma simples moda ou uma absoluta necessidade. Na realidade, trata-se de uma carência gritante e preocupante, que afeta grande parte da população portuguesa.
Portugal é um dos países da Europa ( e do Mundo ) com menor índice de literacia financeira.
Esta situação deverá ser combatida de forma vigorosa, e caso não se evolua de forma significativa nos próximos anos, as consequências serão naturalmente muito negativas.
No contexto atual, não possuir um razoável nível de literacia financeira, é quase como ser analfabeto. Não se consegue elaborar boas análises, tomar decisões adequadas neste domínio nem efetuar um planeamento e gestão ponderada do orçamento económico ( a nível pessoal e familiar ), o que a curto / médio prazo conduz a elevados desequilíbrios e situações “dramáticas“, que afetam o património, nível de endividamento, a harmonia e qualidade de vida familiar.
Todos os contributos serão insuficientes neste plano, mas tudo o que se possa fazer ( mesmo que tenha a expressão de uma “ gota no oceano “ ), será importante para transmitir conhecimento, despertar consciências, permitir melhores análises, incrementar a prudência e conduzir a melhores decisões.
Este artigo no Jornal de Oleiros é apenas o “ pontapé de saída “ ( introdução ) de um projeto, que se traduzirá numa série de outros artigos, que serão publicados com periodicidade quinzenal ( a partir do início de março ) no Jornal de Oleiros ( on-line ), onde serão abordados diversos tópicos do interesse geral.
Literacia financeira e digital é um conceito com uma enorme abrangência (“quase um mundo“) e não se conseguem abordar todos os temas. Ainda assim, vamos tentar abordar de uma forma simples e prática, temas como:
. Perfil investidor financeiro ( vários tipos )
. Riscos inerentes aos diversos tipos de produtos financeiros
. Repartição investimentos: Fundo emergência para fazer face a X meses, investimentos a curto /médio prazo, poupanças a longo prazo para a reforma
. Seguros de Vida: Introdução, papel social, tipos de seguro, …
. Seguros de Vida Poupança
. Seguros de Vida Risco, com particular incidência, nos ligados ao crédito à habitação
. Crédito à habitação: Euribor, prazos, tipos de taxa de juro aplicáveis, vantagens e desvantagens, medidas para mitigar cenários de subida significativa de taxas de juro, …
. Planos Poupança Reforma ( PPR`s ): Tipos, objetivos, condições levantamento, exceções à regra, benefícios fiscais, tributação mais valias, …
. Depósitos Bancários: Prazo, ordem, juros, prazos, tributação juros, riscos financeiros associados, funcionamento fundo garantia para proteção dos consumidores, …
. Certificados de aforro: Prazo, valores mínimos e máximos a subscrever, juros, periodicidade juros, liquidez, tributação mais valias, riscos associados, …
. Certificados do tesouro: Prazo, valores mínimos e máximos a subscrever, juros, periodicidade juros, liquidez, tributação mais valias, riscos associados, …
…
E para os leitores que se considerem investidores com um perfil de risco mais “arrojado” e/ou não pretendam colocar os “ovos todos no mesmo cesto“ ( diversificar risco financeiro ), apresentaremos também alguns tópicos, tais como:
. Obrigações: O que são? Entidades emitentes? Como funcionam? Especificidades? Riscos associados?
. Ações: O que são? Detentores títulos? Cuidados a ter na análise e aquisição? Riscos associados?
. ETF`s ( Exchange Traded Funds ): O que são ? Como se adquirem ? Tipos ativos envolvidos ? Exemplos de ETF`s ? Vantagens/diferenças face a outros títulos ? Riscos associados ?
…
E depois temos também previsto uma breve passagem pela Literacia Digital. De que se trata ? Em que tópicos estamos a pensar ?
Essencialmente no acesso a alguns portais públicos, o que também se pode traduzir numa mais valia e numa simples e adequada utilização de “ferramentas” e informação, que estão disponíveis, e lhe “podem facilitar a vida”.
Entre outros pontos, estamos, por exemplo, a referir-nos a:
. Chave móvel digital ( CMD ): Sabe do que se trata ? Já ativou a sua CMD ? Domina a sua utilidade ?
. ANSR ( Autoridade nacional segurança rodoviária ): Sabe consultar o seu cadastro ? Analisar os processos e contraordenações a si aplicáveis ? Consultar os pontos da sua carta de condução ?
. Banco de Portugal: Sabe extrair mapa da responsabilidades de créditos onde constam todos os seus processos ( e respetivos detalhes ) seja como devedor, fiador, …
. SNS 24: Sabe marcar consulta para o seu médico de família ( caso o tenha obviamente ) ? Aceder a prescrição de medicamentos ? Avaliar o seu risco de diabetes com base em questionário disponível ? …
. Segurança Social Direta: Pode consultar carreira contributiva, contactar a S. Social para esclarecimentos, simular o valor da sua pensão de reforma ( caso reúna os requisitos para o efeito ), …
E para já, ficamos por aqui, sem entrar em mais pormenores.
Como referido, sugerimos que o Leitor aguarde pelas “ cenas dos próximos capítulos “ no Jornal de Oleiros (on-line), onde iremos abordando de forma simples ( mas com algum detalhe ), os tópicos atrás referidos ( e outros ), que serão certamente do seu interesse, e que terão um papel positivo ( assim esperamos ) no seu dia a dia e nas decisões regulares ( ou pontuais ), que cada pessoa ou família tenha que tomar neste âmbito mais prático e financeiro.
Até breve …
. Paulo Ferreira, Correspondente na Sertã
Excelente iniciativa com o contributo de um profissional com quem tive o prazer de trabalhar durante 13 anos.
Para além do conhecimento igualmente sabe transmitir os referidos temas de vital importância para a sociedade em geral.
Obrigado por nos ler.
Obrigado Pedro pela simpatia e incentivo. Um forte abraço e tudo de bom
Excelente profissional e exímio conhecedor da matéria em causa. Obrigada pela partilha de conhecimentos.
Bem haja, Paulo!
Obrigado por nos ler.
Lara, muito obrigado pela sua atenção e incentivo.