De 8 a 12 de maio de 2023 acontece a peregrinação Anual ao Santuário de Fátima. Uma atividade em que se estima envolver cerca de mil peregrinos e uma centena de pessoas que apoiam esta atividade. Estes, descolocam-se na via pública, de vários pontos da beira baixa com destino ao Santuário de Fátima, concentrando a maioria dos peregrinos na semana de oito a treze de maio, havendo várias motivações que levam a peregrinação é a “Fé” que leva a maioria a fazer-se à estrada.
A Diocese de Portalegre contactou a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Castelo Branco, de modo a facilitar a organização de reuniões para a preparação deste evento, estas reuniões, envolveram nove dos grupos que organizam e apoiam esta atividade, as forças da Proteção Civil nomeadamente GNR, PSP e CVP- Delegação de Castelo Branco. Sabendo, no entanto, que há mais grupos a fazer o caminho, e que não estiveram nas reuniões.
Para além do objetivo de levar todos os peregrinos em segurança até ao seu destino e prestar apoio a todos que dele necessitem, pretende ainda o grupo, definir e marcar um caminho aconselhado, locais de descanso e pernoita recomendados, para que se facilite a organização da peregrinação, que neste momento, é muito difícil quando realizada sem se conhecer bem os “atalhos”.
A CVP -Delegação de Castelo Branco irá participar na peregrinação anual ao Santuário de Fátima com 16 socorristas distribuídos por quatro equipas, tentando aliviar o cansaço próprio da peregrinação, com massagens e tratamentos dos pés cansados, magoados e doridos.
As localidades e datas onde vamos estar presentes são:
No dia 8 de maio em Silvares, Oleiros e Dornelas do Zêzere;
a 9 de maio em Cambas, Oleiros, Cernache Bonjardim, Sobreira Formosa e Proença-a-Nova;
a 10 de maio na Sertã, Cernache Bonjardim, Formigais, Dornes e Proença a Nova;
a 11 de maio em Areias, Formigais, Lagoa, Ourém, Seiça, Chões e no dia 12 de maio em Formigais e Seiça.
Para o sucesso desta atividade contamos já com o apoio do Núcleo do Sporting de Castelo Branco, Associação do Bairro do Valongo e Junta de Freguesia de São Vicente da Beira através da cedência de viaturas. Assim como, ULS de Castelo Branco, Farmácia Grave, Farmácia Nuno Alvares, Farmácia Morgado Duarte através da cedência de material para tratamentos.
A Junta de Freguesia de Castelo Branco, Município de Oleiros e Município de Proença-a-Nova comparticiparam monetariamente para fazer face a despesas inerentes à atividade.
Contamos ainda com o apoio da GNR e da PSP, no acompanhamento ao longo de todo o percurso, à semelhança de muitos voluntários da CVP- Delegação de Castelo Branco e dos grupos que acompanham os peregrinos com dedicação e cedência do seu tempo a uma causa nobre.
Bom caminho a Todos!