Mercado Bio Região de Idanha

Mercado Bio de Idanha

Características

. Produtores

. População

 

Mercado Bio Região

Código do projetoPDR2020-10214-FEADER-062009
Objetivo principal– Promover o contacto direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar, a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, bem como fomentar a confiança entre produtor e consumidor;

– Incentivar práticas culturais menos intensivas e ambientalmente sustentáveis, contribuindo para a diminuição da emissão de gases efeito de estufa através da redução de custo de armazenamento, refrigeração e transporte dos produtos até aos centros de distribuição.

Região da intervençãoCentro (Município de Idanha-a-Nova)
Entidades beneficiáriasMunicípio Idanha-a-Nova
Data aprovação08-10-2020
Data início31-01-2020
Data conclusão22-10-2023
Custo total elegível98.010,21€
Apoio financeiro da União Europeia57.524,95€
Objetivos1. Promover condições estruturais físicas de apoio à comercialização de produtos endógenos, fomentando a relação de proximidade entre produtor local e consumidor;

2. Incrementar a procura de produtos com origem no território de Idanha-a-Nova;

3. Promover o associativismo dos produtores locais;

4. Fomentar a compra de produtos agrícolas e transformados com origem em Idanha-a-Nova por parte dos agentes locais;

5. Preservar produtos e especialidades locais e cativar novos produtores.

Atividades1 – Plano de Comercialização

2 – Modernização e Qualificação do Espaço Físico do Mercado Local

3 – Conceção e Implementação de Ações de Marketing e Comunicação

4 – Ações de Promoção e Sensibilização para a Valorização e Consumo de Produtos Locais

ResultadosO Plano de Comercialização tem como objetivo delinear uma estratégia de escoamento para a produção e de logística de distribuição.

De forma a garantir as condições de higiene e conforto para os comerciantes e consumidores, a Modernização e Qualificação do Espaço Físico do Mercado Local prevê a realização de despesas referentes a obras de melhoria e requalificação do espaço físico onde decorrerá o mercado local, bem como a aquisição de equipamentos de suporte à venda dos produtos locais.

Com a conceção e implementação de um conjunto de ações de marketing e comunicação pretende-se promover os produtos agroalimentares do território e criar uma marca concertada em consonância com a estratégia de valorização, qualificação, promoção e consumo de produtos locais.

As Ações de Promoção e Sensibilização para a Valorização e Consumo de Produtos Locais contemplam ações de promoção na comunidade escolar, ações de promoção e sensibilização dos consumidores para o consumo e valorização dos produtos locais e ações de sensibilização e capacitação dos produtores e agentes económicos locais.

Sobre Jornal de Oleiros

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