Armindo Jacinto lança desafio: “Vamos cuidar dos territórios do Mundo Rural”

No evento City Nation Place Global…

 

Armindo Jacinto lança desafio: “Vamos cuidar dos territórios do Mundo Rural”

Idanha-a-Nova esteve representada entre as estratégias territoriais mais inovadoras do mundo, no evento City Nation Place Global, que decorreu nos dias 9 e 10 de novembro, em Londres.

A convite da organização, Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal, apresentou Idanha e o Mundo Rural como espaços de oportunidade, inovação e desenvolvimento sustentável.

Perante uma plateia internacional, o autarca defendeu que “os territórios da ruralidade como Idanha, de baixa densidade populacional e com uma vasta área geográfica, são importantes no combate às alterações climáticas e na descarbonização do Planeta”.

Vamos cuidar destes territórios no Mundo” foi o repto que Armindo Jacinto deixou na capital inglesa aos representantes de localidades e países de todo o Mundo.

A presença de Idanha no evento City Nation Place Global surge após o município ter sido distinguido em 2021 como uma das 20 melhores marcas territoriais do mundo, integrando o “Hall of Fame” da organização.

Já antes, em 2018, Idanha tinha surpreendido o mundo ao conquistar a única Menção Honrosa no Prémio “Marca Territorial do Ano”, com a Estratégia ‘Recomeçar em Idanha’, entre mais de 100 países e cidades a concurso.

A Estratégia ‘Recomeçar em Idanha’ foi criada para responder a um problema que afeta a maioria dos territórios do interior, que é o êxodo rural para os grandes centros urbanos.

Os resultados estão a ser positivos e podem ser medidos na captação de investimento e na fixação e atração de população, visto que os números oficiais revelam um saldo migratório positivo e um acréscimo de novas empresas a cada ano.

A participação neste evento internacional é um reconhecimento para o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos. É também uma oportunidade para demonstrar que o Mundo Rural pode ser um espaço moderno e inovador, capaz de atrair famílias e empresas.

Armindo Jacinto discursa em Londres

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Idanha-a-Nova com as tags , . ligação permanente.