Câmara de Oleiros convida artista Rosa Afonso

Câmara de Oleiros convida artista

. Antigo bebedouro com painel de azulejos

O antigo bebedouro de animais, na Rua do Ramalhal, em Oleiros, está mais bonito com a colocação de um painel de azulejos desenhados por Rosa Afonso.

A ideia partiu da Câmara Municipal de Oleiros que convidou a artista para criar um cenário identitário do passado do concelho. No painel, com quase 3 metros de comprimento e 1, 2 metros de largura, estão representados elementos da ruralidade como as uvas, os pinheiros, uma eira com casa em pedra, montes e vales, os castanheiros e a atividade da lavoura com uma família a lavrar a terra com uma junta de bois. “O bebedouro do Ramalhal é uma peça da história oleirense.

O painel que solicitámos a Rosa Afonso evidencia a existência deste património e julgo que quem passar por ele não vai ficar indiferente. ” Era por ali que, antigamente, as pessoas entravam na vila de Oleiros. Quem trazia animais, parava neste bebedouro para eles matarem a sede depois das viagens, algumas delas, bem longas”, explica o Vice-Presidente Miguel Marques.

Rosa Afonso socorreu-se de uma foto da autoria do fotógrafo Alberto Ladeira que ilustra um calendário editado pela Câmara Municipal de Oleiros, em 2001 para desenhar grande parte do que pode ser apreciado no painel que evidencia uma profundidade paisagística.

Curiosamente, o homem que puxa pela junta de bois ainda é vivo e reside no Concelho. A artista, com atelier em Oleiros há 33 anos, levou um mês a elaborar o painel. “São 154 azulejos pintados à mão. Foi a maior obra, em termos de dimensão, que fiz até agora. De tal forma, que tive de o fazer em duas fases por causa do tamanho do meu expositor de pintura”, destaca com orgulho.

A artista inscreveu no painel o ano da construção do bebedouro (1968). A obra foi colocada, peça por peça, pelos funcionários da autarquia. “Vamos ainda fazer pequenas reparações no bebedouro para garantir a sua preservação”, termina Miguel Marques.

  • Rosa Afonso e Alberto Ladeira, dois bons Amigos do Jornal de Oleiros. Parabéns.
  • Antigo bebedouro à entrada de Oleiros

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Oleiros com as tags , . ligação permanente.