Freguesia de Oleiros – Amieira promoveu reunião sobre o futuro da floresta

. Próxima reunião, dia 24 de Abril na sede da Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira juntou uma centena de pessoas no pavilhão Multiusos de Oleiros, para falar do futuro da floresta em geral e da AIGP do Caniçal em particular. Destas, cerca de quatro dezenas eram proprietários de terrenos na área desta AIGP.

Compareceram pessoas de diversas freguesias, uma vez que o convite fora enviado para todos os domicílios do concelho e para as juntas de freguesia e outras entidades. O objetivo era permitir um esclarecimento generalizado sobre a maior riqueza do concelho, a floresta.

O programa foi integralmente cumprido, tendo contado com as intervenções do presidente da Junta de Freguesia, Fernando Dias, dos anteriores membros desta Junta, António Jorge Antunes e Isabel Figueiredo, do presidente da Câmara Municipal, Fernando Jorge, do professor do IPC, José Gaspar e do jurista António Mendes Dias.

Após estas intervenções, que abordaram a criação e o futuro desta AIGP, bem como o cadastro e diversos aspetos legais sobre a floresta e a sua gestão futura, houve um período de perguntas e respostas.

Muitos dos presentes levantaram questões sobre os direitos e deveres dos proprietários, os limites da AIGP, os apoios do estado, a diversidade de espécies florestais que podem ou não ser plantadas, etc.

A maior preocupação, neste momento, é a criação da entidade gestora, que terá de ser constituída até ao próximo mês de setembro.

Destacam-se algumas intervenções de proprietários, sublinhando que esta é uma oportunidade a não perder e que lhes compete aproveitá-la e trabalhar nesse sentido. Embora seja uma tarefa difícil, temos de ser capazes de a aproveitar.

No final da reunião, vários grupos de proprietários conversaram entre si, na tentativa de marcar reuniões mais restritas com os proprietários de cada localidade.

A primeira dessas reuniões, com os proprietários do Caniçal, ficou agendada para o próximo dia 24, na sede da Junta de Freguesia.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Oleiros com as tags , , . ligação permanente.