Estão de volta o Curso de Religiosidade Popular e o Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais

Idanha-a-Nova

Estão de volta o Curso de Religiosidade Popular e o Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova promove, nos dias 8 e 9 de abril, o 7º Curso Livre sobre Religiosidade Popular que inclui, no dia 9, o 13º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais de Idanha-a-Nova.

Os eventos regressam ao Forum Cultural de Idanha-a-Nova após dois anos de interregno devido à pandemia COVID-19, com um programa cultural de valorização das celebrações do Ciclo Pascal.

O 7º Curso Livre sobre Religiosidade Popular decorre nos dias 8 de abril (a partir das 16h00) e 9 de abril (das 10h00 às 21h00), com palestras em torno das “Mudanças e Continuidades no Séc. XXI”, exposição de artes decorativas, noites culturais e a observação in loco de rituais que ainda perduram.

A sessão de abertura é no dia 8 de abril, pelas 16h00, no Forum Cultural. Dá início a uma iniciativa ímpar na agenda dos Mistérios da Páscoa em Idanha, um território que mantém um ciclo de cerca de 300 tradições quaresmais e pascais ao longo de 90 dias, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes.

António Silveira Catana, Carlos Dias Madaleno, Donizetti Rodrigues, Antonieta Garcia (investigadores), Manuel Rocha (antigo diretor do Conservatório de Música de Coimbra), Frei Fernando Ventura (intérprete na Comissão Teológica Internacional da Santa Fé) e Salete Crespo (artista de artes decorativas) são alguns dos participantes no evento.

No dia 9 de abril, o programa decorre ao longo de todo o dia e culmina com o 13º Encontro de Cantares Quaresmais e Pascais.

A partir das 21h00, o Forum Cultural recebe os Grupos de Encomendação das Almas de Vergão (Proença-a-Nova), Proença-a-Velha (Idanha-a-Nova) e Silvares (Fundão). A noite termina com um concerto de Gil Duarte e Raquel Maria.

As inscrições no 7º Curso Livre sobre Religiosidade Popular estão limitadas a 20 participantes. Podem ser feitas até ao dia 6 de abril junto do Forum Cultural de Idanha-a-Nova, presencialmente ou através do telefone 277 208 029 ou do email forumculturalidn@gmail.com.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova com as tags , , , . ligação permanente.