Penha Garcia é classificada como “Aldeia de Portugal”

Idanha-a-Nova

Penha Garcia é classificada como “Aldeia de Portugal”

Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova, acaba de integrar a Rede Nacional “Aldeias de Portugal”, uma classificação atribuída pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA).

A adesão de Penha Garcia a esta rede foi oficializada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com a entrega do certificado ao presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

A ATA, que gere a Rede Nacional “Aldeias de Portugal”, é composta por vários Grupos de Ação Local que se juntaram para potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais.

A candidatura de Penha Garcia foi apresentada pela Adraces – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul, um dos Grupos de Ação Local que integram a Associação do Turismo de Aldeia.

O objetivo é oferecer ao visitante uma experiência rural com base nas comunidades das aldeias classificadas e na inovação na gestão e qualificação dos produtos turísticos, fixando população e criando riqueza e emprego.

Mais do que o final de um processo, a classificação como Aldeia de Portugal é agora o início de um projeto de envolvimento e valorização das comunidades.

Nos próximos meses serão dinamizadas várias iniciativas de animação e promoção das aldeias e dos seus produtos turísticos, sustentadas na genuinidade e nas experiências vividas na ruralidade do nosso território.

As Aldeias de Portugal afirmam-se como um novo conceito na abordagem do Turismo Rural, que se diferencia da restante oferta por proporcionar aos seus visitantes a “Experiência da Ruralidade”, através de um produto único e inimitável, mais personalizado, que valoriza a hospitalidade, o lazer e os usos e costumes.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito do Projeto de Cooperação “Aldeias de Portugal – Consolidação e Replicação Nacional”, financiada pela Medida – 10.3 LEADER- «Atividades de cooperação dos GAL» do Programa de Desenvolvimento Rural 2020, e é uma parceria com os GAL A2S, ADD, ADDLAP, ADICES, ADRACES, ADRIMAG, ADRIMINHO, APRODER, AVEIRO NORTE, AVEIRO SUL, COIMBRA MAIS FUTURO, CORANE, DESTEQUE, DOURO SUPERIOR e IN LOCO e pela ADRITEM, líder desta parceria.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.

2 Responses to Penha Garcia é classificada como “Aldeia de Portugal”

  1. Procuro emprego em Penha Garcia ..

Os comentários estão fechados.