Projeto IGAEDIS lança website dedicado a Idanha-a-Velha

Cultura

Projeto IGAEDIS lança website dedicado a Idanha-a-Velha

O projeto de investigação IGAEDIS, centrado na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, tem um novo Website, em https://igaedis.uc.pt/

O lançamento do Website aconteceu no espaço do Município de Idanha-a-Nova na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

O Website permite dar a conhecer a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, na sua dimensão patrimonial e turística, à luz da investigação científica desenvolvida no quadro do IGAEDIS, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia até 2024.

Com uma equipa de 20 investigadores internacionais, este projeto é coordenado por Pedro C. Carvalho e Catarina Tente e resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, o Município de Idanha-a-Nova e a Direção Regional de Cultura do Centro.

A investigação aplicada permite novas leituras da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, que foi no passado uma importante Cidade, contribuindo também para a valorização da oferta turística de um lugar que é Monumento Nacional, acrescentando novas histórias à história já conhecida e atualizando essa história com base na investigação em curso.

O IGAEDIS é ainda um excelente exemplo de como as universidades, colaborando com os municípios, podem contribuir para a valorização dos territórios e do seu património.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.