Município de Penamacor renova aposta nas ações de Educação Ambiental junto dos mais pequenos

Município de Penamacor renova aposta nas ações de Educação Ambiental junto dos mais pequenos

O Município de Penamacor, em parceria com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), realizou, no dia 9 de março, mais uma ação de Educação Ambiental, junto da turma do 3º ano do 1º ciclo da Escola Básica de Penamacor.

Esta ação vem na sequência da atividade “Eu sou um/a Geólogo/a”, realizada no 26 de novembro de 2021, junto da mesma turma, e que pretendeu ir à descoberta do ambiente natural próximo da escola, recolhendo amostras de rochas existentes, identificando algumas das suas características e reconhecendo a utilidade de algumas rochas. Já a atividade agora realizada teve como objetivo introduzir uma componente mais experimental em contexto de sala de aula.

Esta ação contou com a participação de uma Geóloga do Geopark Naturtejo que proporcionou, numa primeira parte, um momento de aprendizagem mais expositivo, seguido de um momento mais laboratorial.

O que é a Geologia, o que faz um Geólogo, qual a importância desta ciência para a nossa vida, o que são rochas, quais os tipos de rochas e minerais existentes, quais as suas características e aplicabilidades no nosso dia-a-dia, foram algumas questões que os pequenos cientistas viram respondidas ao longo da manhã.

Com mais esta ação de Educação Ambiental pretendeu-se contribuir para a aquisição de conteúdos programáticos da disciplina de Estudo do Meio, mais especificamente sobre a ciência que estuda o nosso globo terrestre, adaptada ao ciclo de ensino ao qual se dirigia.

A criação de uma dinâmica de sensibilização e promoção da Educação Ambiental, através de várias iniciativas que visam fomentar a ligação emocional à Natureza, a literacia científica e consciencialização ambiental, pode contribuir para que as crianças tenham um papel mais ativo na proteção do património natural da região e do Planeta.

De salientar, ainda, a colaboração e disponibilização de recursos por parte do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO, que foram essenciais ao êxito da atividade.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Penamacor com as tags , . ligação permanente.