“Os Passos da Via Sacra” em exposição no CCRaiano de Idanha

. Idanha-a-Nova

“Os Passos da Via Sacra” em exposição no CCR

A exposição de ilustração “Os Passos da Via Sacra”, da autoria de Susa Monteiro, estará patente no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, de 12 de março a 24 de abril.

Em 2021, o Centro Cultural Raiano assinalou simbolicamente as tradicionais manifestações de religiosidade popular de Idanha-a-Nova relacionadas com a Quaresma e com a Páscoa, e convidou Susa Monteiro a ilustrar os Passos da Via Sacra, evocando as encomendas de arte religiosa de outrora. O valioso património cultural imaterial do concelho esteve patente de forma simbólica nas ruas da vila.

Agora, em 2022, o conjunto de imagens que serviu de base à instalação artística urbana de 2021 estará em exposição no Centro Cultural Raiano até 24 de abril.

Nestas ilustrações, Susa Monteiro recorda os arranjos piedosos efémeros, montados nesta ocasião para edificação dos fiéis e que, em tempos idos, incluíam panos pintados de armar. Entre os raros sobreviventes deste género, destaca-se o exemplar de Medelim, peça de dimensões impressionantes, datada de 1688.

A exposição poderá ser visitada de terça a domingo (das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00). Encerra à segunda-feira e no Domingo de Páscoa.

Ficha artística, autoral e técnica:

Ilustrações: Susa Monteiro

Curadoria: Paulo Longo

Design gráfico: Jorge Silva, Nuno Capelo

Revisão de conteúdos: Carla Costa, Sofia Espada

Montagem: Eduardo Lopes, João Reis, Ricardo Boga

Avisos

Serão cumpridas as normas de acesso emanadas pela Direção-Geral de Saúde em vigor à data.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Idanha-a-Nova com as tags , , , . ligação permanente.