Município de Proença associa-se à campanha “Poupe água hoje para ter amanhã”

Município de Proença associa-se à campanha “Poupe água hoje para ter amanhã”

Poupe água hoje para ter amanhã – não gaste mais do que precisa” é a campanha que a Águas do Vale do Tejo (AdVT), empresa cuja gestão delegada é da responsabilidade da EPAL, está a promover tendo em conta o período de seca que o país atravessa.

O Município de Proença-a-Nova, que se encontra no nível “seca moderada” de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (dados referentes a janeiro de 2022), é um dos 70 municípios associados da AdVT que decidiu aderir a esta campanha, sensibilizando os seus munícipes para a poupança e uso eficiente da água. “Ainda que as previsões para os próximos dias sejam de chuva, com níveis de precipitação na ordem dos 80%, não será suficiente para reverter o cenário de seca em que já nos encontramos e que irá ter impacto no resto do ano, com especial incidência na época de verão”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Na reunião da Assembleia Municipal de 25 de fevereiro, o autarca adiantou que, por exemplo, as comportas da Barragem das Corgas já se encontram fechadas, quando em anos de pluviosidade normal o mesmo só aconteceria em abril ou maio. O serviço de Ambiente e Espaços Verdes do Município já se encontra a reduzir a quantidade de água usada nas regas de espaços públicos e será aplicado um produto nas floreiras para uma maior conservação da água. Também o preço da água poderá ser revisto como medida dissuasora do desperdício de água. “Como consumidores podemos também fazer a nossa parte e contribuir para uma maior poupança de um recurso que é fundamental para a vida e para um conjunto de sectores, como a agricultura, a pecuária ou o próprio turismo”, acrescenta João Lobo.

Os munícipes vão receber, em conjunto com a conta da água, um folheto com conselhos práticos para poupar e fazer um uso racional deste bem. “Todos juntos e com pequenos gestos, podemos poupar milhares de litros de água, que são essenciais para usar ou reutilizar para outros fins”, refere a Águas do Vale do Tejo.

Já a APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas promove, no próximo dia 22 de março, Dia Mundial da Água, às 22h00, a ação H2Off – HORA DE FECHAR A TORNEIRA, pelo segundo ano consecutivo. “Esta é uma iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado.

O desafio é simples.

Fechar a torneira por uma hora; sem qualquer consumo de água, entre as 22h00 e as 23h00 do dia 22 de março, num gesto deliberado e consciente”, referem os promotores.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Proença-a-Nova com as tags , , . ligação permanente.