Freguesia de Oleiros lança concurso de desenho e anuncia iniciativas

OLEIROS

JUNTA DE FREGUESIA LANÇA CONCURSO DE DESENHO

A Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira tem em marcha a primeira edição do concurso de desenho, designado “ENTRELAÇARTE”.

Trata-se de uma iniciativa destinada aos residentes na freguesia, com a particularidade de cada trabalho ser da autoria de um par de concorrentes: uma criança e um adulto.

Com esta atividade, a Junta de Freguesia pretende sensibilizar a comunidade para a riqueza patrimonial da freguesia, valorizar a criatividade e a sensibilidade artística dos residentes e promover o estreitamento dos laços entre as diferentes gerações.

Os concorrentes podem ilustrar edifícios, monumentos, paisagens ou costumes locais. Por todas estas razões, espera-se uma boa participação dos oleirenses.

Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 31 de maio, na sede da Junta de Freguesia e o Regulamento pode ser consultado na sede ou na página eletrónica da freguesia.

A culminar este concurso, haverá uma exposição dos trabalhos concorrentes, na sede da autarquia.

Os melhores desenhos serão utilizados pela Junta em artigos de divulgação e de promoção da freguesia de Oleiros-Amieira.

AIGP DO CANIÇAL

A Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) do Caniçal, na freguesia de Oleiros-Amieira, foi aprovada no verão passado. Trata-se de uma área de xxx quilómetros quadrados, muitos deles ardidos nos incêndios de 2020.

No final do ano passado, a Junta de Freguesia agendou uma reunião com os proprietários, a fim de fazer o ponto da situação, esclarecer eventuais dúvidas e dar início à constituição da entidade gestora da AIGP. Por causa pandemia do COVID-19 e em consequência das restrições impostas (limitação de reuniões e de contactos), a iniciativa teve de ser suspensa.

Enquanto se aguarda pela suspensão daquelas medidas, a autarquia elaborou e distribuiu um documento com algumas informações importantes. Ao mesmo tempo, tem mantido alguns contactos informais com proprietários, incentivando-os a pensarem nas melhores soluções para a gestão da “sua” AIGP.

Consciente de que tudo isto é insuficiente e de que a constituição da entidade gestora é uma urgência, a Junta está já a contactar alguns colaboradores, especialistas nestas matérias, com a intenção de reunir com os proprietários o mais rapidamente possível

REGRESSA O “HAJA SAÚDE”

A Junta de Freguesia de Oleiros-Amieira vai retomar o seu programa porta a porta, designado HAJA SAÚDE”, interrompido por causa da pandemia do COVID 19.

O programa consiste na visita a todos os lugares da freguesia, várias vezes ao longo do ano, com o objetivo de recolher elementos sobre a saúde dos cidadãos (peso, perímetro abdominal, pressão arterial, glicémia, etc.) e fornecer indicações úteis a cada caso. As enfermeiras que prestam este serviço, também encaminham, para os respetivos serviços de saúde, os utentes com situações mais graves ou urgentes.

Esta atividade conta a prestimosa colaboração dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, com os quais foi estabelecido num protocolo para o ano em curso. Desta forma, cada uma das partes (Bombeiros e Junta de Freguesia) desempenha o seu papel, em benefício do bem-estar das populações.

O serviço social da freguesia, através da sua assistente social, contacta previamente os utentes de cada percurso e anota os casos que necessitam de visita domiciliária. Os restantes, são atendidos em locais públicos (associações ou antigas escolas), disponibilizadas em cada localidade.

O “HAJA SAÚDE” estará de novo em pleno funcionamento a partir do dia 12 e espera-se que a pandemia não volte a prejudicar o seu curso normal.

 

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Oleiros com as tags , , , , . ligação permanente.