Exposição “Madeiro: Património e Identidade” patente na Junta de Freguesia de Salvador 

Exposição “Madeiro: Património e Identidade” patente na Junta de Freguesia de Salvador ( Penamacor)

A Exposição “Madeiro: Património e Identidade” vai estar patente no Junta de Freguesia de Salvador, entre os dias 19 de fevereiro e 18 de março.

Esta exposição teve por base o trabalho de campo realizado no ano de 2021 e que permitiu dar corpo ao início de um longo trabalho que se avizinha.

Em dezembro de 2019, durante a realização do “Fórum Madeiro: a chama da tradição”, objetivando o futuro do Madeiro enquanto elemento identitário das gentes do território de Penamacor, propôs-se a sua inscrição na listagem do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, com o objetivo de salvaguarda e valorização do mesmo. O Madeiro, na perspectiva dos intervenientes nesta exposição, é “mais que molho de paus” colocados no adro da igreja, com a finalidade de aquecer as pessoas à saída de Missa do Galo, na noite de Natal.

O Madeiro é todo um seguimento de processos envoltos num mar de ritualidades que se encontram na base da identidade destas gentes e que interessa de certa forma preservar. Esta exposição não tem como objetivo final listar todos os elementos dos rituais acima indicados nem referir a longa listagem dos elementos de património material associados ao mesmo.

Objetiva-se como um primeiro passo num longo caminho que deve ser dado na preservação das identidades, conjugando dois termos essenciais, que serão abordados a seu tempo, etnografia e comunidade.

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Penamacor com as tags , , , . ligação permanente.