Penamacor: Programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo arranca para a 7ª edição 

Penamacor: Programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo arranca para a 7ª edição 

. Projecto liderado pela CIMBB envolve vários municípios.

O programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo arranca para a sétima edição com novidades. Este ano, são integrados alunos do Ensino Secundário do concelho, além das turmas do Ensino Básico

O programa Educação para a Cidadania e Empreendedorismo arrancou, no último dia 2 de fevereiro, para a 7ª edição, em Penamacor, com uma formação para colaboradores da Câmara Municipal que participam este ano no projeto voluntariamente. Esta iniciativa é dinamizada pelo Município de Penamacor, em parceria com a Junior Achievement Portugal e com a colaboração do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), sendo que o principal objetivo é proporcionar um conjunto de atividades que ajudem os alunos do concelho a melhorar o seu desempenho escolar, a fomentar a sua formação cívica e empreendedora, a perceberem a relação que a escola tem com mundo do trabalho, valorizando assim a importância da escola para o dia-a-dia das suas vidas. Este projeto envolveu, nas edições anteriores, centenas de alunos do Ensino Básico e Ensino Profissional de todos os ciclos de ensino do AERS.

Superando o trabalho realizado em anos anteriores, a novidade da presente edição é a participação de turmas do Ensino Secundário Regular no Programa Braço Direito promovido pela Junior Achievement.  Numa lógica de responsabilidade social e corporativa o Município de Penamacor afirma, nesta edição, o seu envolvimento, compromisso e contributo no projeto, disponibilizando colaboradores que voluntariamente realizarão atividades educativas estruturadas e planificadas, em sala de aula, com as turmas envolvidas do Ensino Básico.

As sessões ocorrerão uma vez por semana na disciplina de Educação para a Cidadania e em horário laboral para os colaboradores. No 1º ano do 1º ciclo será trabalhado o programa A Família. Em cinco atividades, pretende-se que os alunos identifiquem o que é uma família e o seu funcionamento, o que as famílias necessitam e desejam, onde conseguem concretizar as suas necessidades e desejos e que tipo de empregos é que os membros da família têm. No 2º ano do 1º ciclo será trabalhado o programa A Comunidade. Também em cinco atividades, os alunos deverão aprender o que é uma comunidade, que negócios existem no seio dela, o que é o Estado e que papel tem no desenvolvimento de serviços para o bem estar dos seus cidadãos e como os cidadãos têm responsabilidade de contribuírem para a economia da comunidade. Já no 6º ano (2º ciclo) será trabalhado o programa A Europa e Eu.

Em seis sessões, o programa A Europa e Eu explora a relação entre os recursos naturais, humanos e de capital encontrados em diferentes países, bem como os negócios europeus que produzem bens e serviços para os consumidores.

Por seu lado, nas turmas do 8º ano (3º ciclo) será trabalhado o programa É o Meu Negócio. Este programa ajuda os alunos a compreenderem conceitos de empreendedorismo. Com a realização de seis atividades interativas os alunos são incentivados a usar o pensamento crítico para aprenderem algumas competências empreendedoras e alguns conceitos de negócio, assim como explorarem as suas ambições profissionais. No 9º ano (3º ciclo) será trabalhado o programa Economia para o Sucesso que fornece a informação prática sobre finanças pessoais e sobre a importância de identificar objetivos de educação e carreira baseados em interesses, valores e qualidades dos alunos. Finalmente, nas turmas do Ensino Secundário irá ser concretizado o programa Braço Direito e que na prática consiste em proporcionar aos alunos um contacto com a realidade empresarial durante um dia de trabalho dos seus colaboradores.

Os alunos do 11º e 12º ano do AERS irão, ainda, realizar uma visita de estudo a duas grandes empresas nacionais com o intuito de, através desta experiência prática, poderem conhecer a estrutura organizacional de uma empresa, a sua cultura e ética de trabalho, bem como compreender a aplicação prática das matérias que aprendem na escola e a diversidade de opções de carreira que o futuro lhes pode reservar.

O projeto Educação para a Cidadania e Empreendedorismo é implementado pela Câmara Municipal de Penamacor e insere-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, resultado de uma candidatura a fundos comunitários liderada pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão, sendo cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Penamacor com as tags , , , , , . ligação permanente.