Alunos da Universidade de Salamanca visitaram Penamacor e Fundão

Alunos da Universidade de Salamanca visitaram Penamacor e Fundão

Os municípios de Penamacor e do Fundão receberam, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, uma unidade de investigação da Universidade de Salamanca das áreas de antropologia e de desenvolvimento regional.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Penamacor e o Instituto de Investigações Antropológicas de Castilla e León de Salamanca assinaram um protocolo de colaboração, no dia 8 de setembro de 2021, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O convénio tem como objetivos fortalecer os vínculos de colaboração tendentes ao desenvolvimento do conhecimento, estudo e divulgação das realidades culturais, numa perspectiva histórica, sociológica e antropológica da região de Castilla e León e da Beira Interior (especificamente a área de influência do Concelho de Penamacor).

Sob a temática de “Identidade, ruralidade e mudanças”, durante dois dias os alunos visitaram no concelho o Museu Municipal, a Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches, a Zona Histórica da Vila e o Santuário de Nossa Senhora da Póvoa, tendo sido recebidos nos Paços do Concelho, no dia 11 de fevereiro.

Presentes na cerimónia, estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, a Vice-Presidente da mesma autarquia, Ilídia Cruchinho, a Vereadora da Câmara Municipal do Fundão, Alcina Cerdeira, e Ángel Espina Bárrio, membro da Junta Diretiva do Instituto e Diretor do Master Universitário de Antropologia Ibero Americano, e Luiz Nilton Correa, Professor desta mesma linha. António Luís Beites Soares referiu que Penamacor é um território pequeno mas com um património fantástico. “É muito gratificante ter-vos aqui e quando quiserem voltar são bem vindos”, disse.

Já para Ángel Espina Bárrio esta é uma iniciativa muito interessante, sendo que a Universidade de Salamanca estará sempre disponível para cooperar com os dois municípios.

A acção foi efectuada no âmbito do foi realizada no âmbito de um protocolo do Município do Fundão com aquela Universidade.

Alunos em Penamacor

Sobre Jornal de Oleiros

Nascemos em 25 de Setembro de 2009. Lutamos arduamente pela defesa do interior, o apoio às famílias e a inclusão social. Batemo-nos pela liberdade e independência face a qualquer poder. Somos senhores da nossa opinião.
Esta entrada foi publicada em Destaques, Fundão, Penamacor com as tags , , , . ligação permanente.